18 setembro 2025

"Utah"

 


Ontem, o tema do dia na Enciclopédia Ilustrada era #Utah. Decidi falar sobre úm fenómeno central desse Estado - os mórmones - e um fenómeno menos central, mas muito inesperado, dessa forma de cristianismo: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada por Joseph Smith, o cidadão que recebeu várias revelações divinas, e entre elas uma com a ordem de praticar um "casamento plural".
Ora bem: ordens são ordens, e estas eram realmente ordens superiores. Joseph Smith apressou-se a obedecer e a convencer os seus amigos a serem igualmente obedientes.

(Por sorte, a nossa Nossa Senhora não se lembrou de fazer aos três pastorinhos de Fátima revelações desse tipo. Livra! Ainda dava uma coisinha má ao padre lá da terra.)

A princípio, as pessoas da comunidade mostraram-se reticentes. A prática do casamento plural, prevista na Bíblia, parecia-lhes um terrível teste à sua fé. Mas o Deus daquela revelação veio também em auxílio dos hesitantes, e deu-lhes a viver fortes experiências espirituais, das quais brotou a coragem para aceitar a novidade e dar o passo em frente. Os passos, melhor dizendo: uma e outra e outra vez.

De onde se conclui que a Igreja dos Santos dos Últimos Dias era antes de mais uma Igreja de Santas dos Primeiros Dias. Porque só com uma paciência de santa se aguentava estes broncos alucinados.

Durante quase quatro décadas, esse Deus terá andado a observar a experiência e a fazer umas contas de cabeça, ou se calhar fartou-se de repetir todos os dias o milagre de fazer nascer muitas mais mulheres que homens, para nenhum homem ter de ficar, digamos, descalço. Por isso, um dia apanhou a jeito Wilford Woodruff, que era na altura o líder da comunidade, e fez-lhe nova revelação: voltem à monogamia, até revelação em contrário!

Se calhar é por medo de nova viragem nestas revelações que no Utah é dificílimo comprar bebidas alcoólicas. Nos supermercados encontra-se, no máximo, uma cervejita deslavada. Coisas mais a sério, como uma cerveja de jeito ou uma garrafa de vinho, só nas lojas de liquor, e são caríssimas. Mas ao menos desde 1889 que não houve mais revelações sobre aquele tal assunto.

No entanto, consta que ainda há no Utah alguns homens de muita fé, que vivem com as suas famílias de numerosa prole por cantos e recantos daquela terra.

À parte estas histórias que são testemunho da profunda religiosidade da sua população masculina, Utah tem parques nacionais belíssimos. É difícil dizer qual deles o mais espectacular. Bryce, Arches e Monument Valley estão entre os mais famosos. Quando lá estive em 2009, escrevi sobre a nossa passagem por Monument Valley e Arches. Sobre Bryce já não consegui, porque meteu-se o Natal e...

2 comentários:

José Rosa disse...

Que bela gargalhada ...

Helena Araújo disse...

Obrigada! :)