26 julho 2025

Christopher Street Day em Berlim

 


Hoje é Christopher Street Day em Berlim.
Por toda parte, multiplicam-se sinais de aceitação. Desde este carro que limpa as ruas e, como é tradição no marketing da empresa, tem um trocadilho divertido, passando pelas escadas do metro do Parlamento, com o arco-íris pintado nos degraus, até à bandeira do arco-íris içada no Conselho Federal (o Bundesrat).

E eu, que até sou cis, hetero, e católica, sinto-me feliz por viver numa cidade que mostra ter espaço para todos - com alegria e convicção.

---

Este ano, não há bandeiras do arco-íris hasteadas no Parlamento Federal (o Bundestag). A presidente proibiu, alegando que era por uma questão de neutralidade, e o chanceler Merz ainda conseguiu ir mais longe: disse que o Bundestag não é uma tenda de circo.

---

Vi em San Francisco, há uns bons 25 anos, que a pastora de uma igreja protestante no sopé de Twin Peaks, à entrada de Castro, mandou pintar na torre: "God loves all her children".

Vamos, por agora, ignorar aquele "her", e passar à questão central: na Alemanha, o partido que tem "cristão" no nome esquece-se demasiadas vezes de que a base da mensagem cristã é o amor que Deus tem por todos os seus filhos.

Todos, todos, todos.

Por igual.

2 comentários:

Unknown disse...

O amor de Deus por todos por igual é uma coisa, outra é permitir a publicidade/engodo/doutrinação dos da sopa de letras junto dos jovens

Helena Araújo disse...

Dizer às crianças e aos jovens que a natureza é muito mais complexa do que a nossa simplificação homem/mulher, e que não precisam de ficar com angústias se sentirem que não são iguais à maioria: é publicidade/engodo/doutrinação?