22 março 2024

longa vida ao nosso jovem!

 

O Herman José fez 70 anos, dizem, e fico sem saber o que pensar: porque faz parte da nossa vida desde sempre, o que significa que já deve ter uns anitos, e ao mesmo tempo continua cheio de energia a criar e a fazer rir e sorrir, como um rapaz de 20 anos. Afinal, em que ficamos?
Ficamos assim: não há muitos como o Herman, capazes de nos pôr a rir não de nós e do que somos, mas a rir connosco e com as figuras que fazemos.
Difícil encontrar gargalhadas mais ternas que essas que nos provoca aquele pasteleiro "eu é mais bolos", que vai para a entrevista errada e tenta desenrascar a situação. Ou o Estebes e as suas bochechas coradas. Ou a criada da Filipa Vacondeus. E tantos outros: que nos reconciliam com as nossas idiossincrasias.
Portanto, seja lá quantos anos forem que esteja a fazer por estes dias: longa vida ao nosso jovem!

Por exemplo, neste vídeo, o Herman José a dar 10 a 0 ao Marcelo Rebelo de Sousa em termos de inteligência, de consciência democrática, de modernidade. E de humor, mas ça va sans dire.
Que pena só agora me ter lembrado disto: Herman para presidente! Já!
(o Herman não dissolvia dois parlamentos em pouco mais de um ano, não se armava em ayatollah e não impunha uma sharia católica a um país livre e laico; de brinde, ainda cantava o hino com a voz bem colocada e muito afinado, e ainda nos fazia rir uns com os outros por sermos como somos - haverá missão mais difícil e mais proveitosa para um presidente dos portugueses desempenhar? O Herman desempenhava-a com uma perna às costas.)

Sem comentários: