23 março 2024

estes que enriquecem o nosso mundo

 


Bom dia. Bom sábado. Bom fim-de-semana. You know how I feel. Esta semana, o parlamento federal alemão foi enriquecido com uma deputada surda, Heike Heubach. Agora andam a repensar o funcionamento da casa: sinais sonoros, tradução para língua gestual, coisas assim.
Uma sociedade com espaço para todos é assim. No outro extremo estavam os nazis, que viam as pessoas com deficiência como um peso para a sociedade, que só estorvavam os outros. (Ai, esperem, acho que me confundi um bocadinho no tempo verbal. Ainda no ano passado Björn Höcke, um dos líderes mais influentes da AfD, falou nesses termos, a propósito da necessidade de "libertar" as escolas do peso que os alunos portadores de deficiência representam para elas.) Já partilhei este vídeo há alguns anos. Mas hoje ouvi-o sem som, e entrei um bocadinho na pele desses que a sociedade tem o desplante e a insensibilidade de ignorar (na menos má das hipóteses) ou considerar abertamente um estorvo (como fazem certos partidos muito em voga na actualidade). Experimentem tirar o som, e ouvir com os olhos - e com o coração aberto à novidade e à diferença.


1 comentário:

jj.amarante disse...

Em tempos escrevi um texto brevíssimo sobre linguagens gestuais: https://imagenscomtexto.blogspot.com/2016/10/as-linguas-gestuais-ou-de-sinais.html