23 março 2024

"limpar Portugal" - quadro de honra

 

De tudo um pouco: corrupção, dívidas ao Estado, falsas presenças como deputado, violência doméstica, violência na rua, calúnias... São os deputados do partido que diz que vem limpar o país. Citando Miguel Szymanski, a propósito do resultado das eleições: "Há pessoas que, de tanto se sentirem enganadas, de tanto se indignarem com as óbvias falhas do sistema e a sistemática impunidade dos seus agentes, querem agora ser burladas à grande, à séria, aos berros, à antiga portuguesa."













Em termos de deputados eleitos pelo bom povo português, é isto.
 
Em termos de militantes, figuras próximas de André Ventura e representantes do Chega a outros níveis, são "limpezas" de luxo: sequestro, extorsão, tentativas de homicídio - e até um que "limpava" muito bem as caixas das esmolas, tanto por fora como por dentro.












3 comentários:

jj.amarante disse...

Não percebo razão porque as pessoas dizem que o Chega é muito diferente do PRD. Pelo menos nesta aspecto da ética dos seus deputados são muito parecidos, mal ganham a eleição a clamar que é preciso acabar com a corrupção e nas mentiras dos políticos e se começa a cavar nos currículos é cada cavadela sua minhoca.

Helena Araújo disse...

Vejo uma diferença essencial entre os dois: o Chega conquista poder à custa da implantação do discurso de ódio e de desprezo pelo sistema democrático na sociedade; o PRD instalou-se com um discurso ético. O Chega atira a sociedade deliberadamente para o lamaçal (haverá aqui um dedinho do Putin?), o PNR queria elevá-la. No caso do PRD, só depois das eleições se verificou que nem tudo o que luzia era ouro. No caso do Chega, já se sabe há muito tempo.

egr disse...

senhor amarante : a diferença é simples de perceber : o se for verdade o que consta da lista as pessoas em causa tem cadastro criminal e não só ; o PRD - pelo qual nunca tive simpatia - era constituído por gente séria ; se estudar um pouco da história dos partidos políticos portugueses vai perceber isso mesmo, de contrario , só se para si não fizer diferença , e portanto , ser tudo semelhante ; se assim for está muito próximo do Dr. Ventura !