14 fevereiro 2024

a origem do apocalipse

 

"Será que o Wladimir Kaminer está a escrever sobre a guerra da Ucrânia?", perguntou-me o Carlos Vaz Marques em Março de 2022, se não me engano. "Quem me dera publicar um livro dele sobre esse tema!" "Sabes aquele português que publicou o Viagem a Tralalá?", perguntei eu umas semanas mais tarde ao Kaminer. "Disse que faz questão de publicar um livro teu sobre a guerra da Ucrânia." O Wladimir Kaminer limitou-se a fazer aquele seu sorriso de quem sabe muito mais do que revela. Passados uns meses: "Podes dizer ao teu amigo português que o livro dele está pronto." E foi assim que eu comecei a traduzir um livro meses antes de ele ser posto à venda na Alemanha (o que foi uma chatice, porque o ficheiro pdf era tão secreto tão secreto tão secreto que nem o consegui converter para word, que é como gosto de trabalhar). É esta a minha história sobre a origem deste livro. Provavelmente não é a história tooooda, mas - deslarguem-me! - quem a conta sou eu, conto-a como muito bem me apetece.
😉
--
"Pequeno-almoço à beira do apocalipse" não é só sobre a guerra da Ucrânia (e os ucranianos que vieram parar a Berlim e a Brandenburgo, e a repentina urgência dos homens nos confins da Rússia de ir apanhar amoras nas montanhas, e ficarem por lá, etc.). É - como todos os livros do Kaminer - um conjunto de crónicas sobre o que acontece. Neste caso: escreve sobre o nosso tempo, cheio de espadas de Dâmocles, num registo que consegue ser (quase sempre) divertido, apesar da seriedade dos temas. Porque, como dizia ele há muitos anos, numa entrevista: " A nossa vida é uma tragédia, estamos permanentemente a ser confrontados com desafios maiores que nós. Mas só conseguimos avançar se identificarmos o lado divertido desta tragédia." Se quiserem ler o livro antes de chegar às livrarias, é aqui: www.zigurate.pt/apocalipse
E se são daquelas pessoas que gostam de ler as primeiras frases do livro antes de o comprar ("felizes os que acreditam sem ler"... ), pronto, lá terá de ser...

1 comentário:

Susana Rodrigues disse...

Ai, mas eu vou comprar o livro, estou muito curiosa! Obrigada por divulgar, Helena 😊