28 janeiro 2024

manhã de domingo

 



O Fox (yes! está cá outra vez!) acordou-me às oito da manhã. Ou então fui eu que acordei e descobri que ele estava mesmo ao meu lado na cama, de barriga para o ar, todo oferecido. O espertinho percebeu que eu estava bem disposta e começou logo a pressionar para o levar à rua. Foi o que fiz, sem tomar duche, nem ver na internet a temperatura lá fora, nem nada. Fomos ao pão. Estava um dia lindo, mas tão frio que até as pedras se encolhiam. Pus-me a tirar fotografias, até que o Fox perdeu a paciência e foi andando. Apanhei-o mais à frente, num baldio. Estava perto de um grupo de cães e respectivos donos, e veio ao meu encontro. Os outros perguntaram:

- Este cão é seu?

- Sim. Fugiu-me um bocadinho.

- “Um bocadinho”? Ele apareceu-nos vindo da direcção contrária à sua!

(Adoro pessoas que adoram armar-se em Poirot logo pela manhã, antes do meu primeiro café e tudo...)

Hesitei entre contar-lhes que o Fox é filho de cães de aldeia, e que naqueles genes tem muitas gerações de intrépidos avós a andar soltos por onde lhes apetece, ou fazer um sorrisinho simpático e continuar caminho. Continuei caminho, a fazer contas de cabeça: entre a 72ª e a 143ª fotografia, o Fox deve ter tido tempo suficiente para dar a volta completa ao descampado.

Regressámos a casa, tomei o pequeno-almoço, ele deitou-se ao meu lado cheio de esperança que caísse por ali um bocadinho de queijo. Caiu. 

Moral da história: começou-nos bem, este domingo. 

(Mas não contem ao Matthias que eu deixo cair queijo da mesa para o Fox, lá se me estragava o domingo todo.)


Sem comentários: