31 janeiro 2024

atrasos


Esta manhã atrasei-me de novo a publicar o tema do dia na Enciclopédia Ilustrada. Um atraso de mais de vinte minutos! O que é indesculpável, mas tenho boas desculpas:

Primeiro, distraí-me no facebook, cá por causa de coisas que me fazem sempre rir de mim própria, porque me lembro de um cartoon em que a mulher, já deitada na cama, diz ao marido para vir finalmente dormir, e ele, em frente ao computador: "Agora não posso! Há aqui uma pessoa na internet que não tem razão."

Depois, já atrasadíssima, caí na asneira de ir ver as efemérides do dia, e descobri que hoje é o dia da revolta do 31 de janeiro. Isto é grave: precisei de ir ver as efemérides do dia 31 de Janeiro para me lembrar que hoje é dia de falar da revolta republicana do 31 de Janeiro no Porto.
Cuidado comigo: por este andar chego a 24.4.2024 e vou espreitar as efemérides do dia...

E logo eu, que até sabia perfeitamente que a rua 31 de Janeiro dantes se chamava rua de Santo António!

Mais atrasada que nunca, mergulhei pela descrição dessa revolta, em busca de uma palavra chave começada por D, que é a nossa letra hoje. Só encontrei "derrota". Desarrisca!

Mas fiquei a saber o que não sabia: os revoltosos não desceram a rua de Santo António. Subiram-na. Lá se foi o filme tão bonito que tenho desde sempre: eles a descerem a rua a partir daquela escadaria da igreja...
Afinal, do lado da igreja vieram os tiros que os puseram em debandada. Deve ter sido o momento em que alguém concluiu que a igreja é a fonte de todos os males.

Ainda me faltava perceber que contexto social terá levado a que uma mocinha nascida tanto tempo depois da implantação da República aprendesse a dizer "rua de Santo António" para se referir à rua que já mudara de nome seis décadas atrás.

Mas - num rasgo único de presença de espírito e bom senso! - publiquei a palavra mágica de hoje antes de ir esclarecer também esse mistério da minha vida. Pelo que só me atrasei 20 minutos. Ou um pouco mais. 

Sem comentários: