07 junho 2023

"Bimba" e "Lola" na cozinha

 

Há dias perguntei à minha bolha do facebook se havia algum motivo para comprar a Bimby que custa dois salários mínimos ou mais, em vez da máquina parecida que o Lidl vende por menos de 500 euros.

Como já sei do que a casa gasta, sugeri logo aos comentadores que viriam responder que ninguém precisa nem de uma nem de outra que fossem tomar um cafézinho numa esplanada, dar um passeio, coisas assim, em vez de perderem tempo no facebook.

Ora bem: adoro a minha bolha do facebook! Num instante tinha várias pessoas a dizer que não preciso nem de uma nem de outra, e a informar que a esplanada estava óptima. E dezenas de comentários úteis, que sintetizei da forma que se segue, caso se andem a debater com a mesma dúvida existencial:


- há muito quem aprecie esplanadas no pouco tempo que lhes sobra depois de estar de volta das panelas artesanais a impedir que a sopa esturre (hihihihi, não levem a mal o veneno);
- a prima da Bimby é a Lola ("Lola" é o nome inventado por um dos comentadores, e pegou);
- há quem não note a diferença entre a Bimby e a Lola, e há quem diga que a Bimby é mais robusta, mais silenciosa, mais intuitiva, e tem excelente serviço de atendimento ao clientes e de reposição de peças; além disso, tem sempre receitas novas;
- também há quem diga que a Bimby é melhor, mas a diferença de qualidade não justifica a diferença de preço;
- a ligação à net e as receitas da Lola não são tão boas
- o motor da do Lola é mais potente;
- cito: "Depende se vais mesmo usar a máquina ou é para de quando em vez. Se fores usar de quando em vez (como eu que para além da sopa só para aí uma vez por mês) a do Lidl ou similar é bem boa. Se fores mudar os teus hábitos para usar no dia a dia, tenho ideia que a bimbi é melhor tecnicamente e ganhas um "grupo de suporte" que te dá receitas sugere coisas a fazer, etc, etc". Aquilo é quase uma religião"
- cito: "Bimby, os grupos de apoio são brutais (não conheço a do lidl) mas os bimbólicos são uma seita" (estou aqui a pensar se quero ser bimbólica ou lolólica. Acho que bimbólica tem mais estilo: lolólica parece que bebi a mais e já não consigo articular as palavras)
- nas feiras da ladra de aldeia, na Dinamarca, é possível comprar robôs de cozinha Silvercrest e Thermomix quase novos a 25 e 30 euros. Mas depois é preciso aprender dinamarquês para entender as receitas... 😉
- a Bimby lava-se sozinha em dois segundos (e a Lola?)
- a Bimby tem uma peça para descascar batatas e cenouras (e a Lola?)
- A Bimby tem excelente serviço de assistência (e a Lola?)
Em suma: continuo sem saber, mas já me ri muito convosco, e já aprendi mais umas coisas importantes. 
***
Depois, pus-me eu própria em campo e partilhei uma informação que encontrei num blogue na internet (traduzida no deepl, sem verificação). O que se segue:
Diferenças entre a "thermomix" (bimby) e a "monsieur cuisine" (Lidl):
Comecemos pelos factos óbvios: Dimensões, capacidade, pormenores técnicos. Todos estes são factores importantes para decidir qual o aparelho a comprar:
- O aparelho básico Thermomix® é bastante mais pequeno do que o Monsieur Cuisine. Sobretudo em profundidade. Por isso, ocupa muito menos espaço na bancada de trabalho. Este é um aspecto importante, especialmente para cozinhas pequenas.
- A panela do Monsieur Cuisine tem um volume absoluto de 4,5 l., quando está a cozinhar tem 3 l.. Isto é consideravelmente mais do que a Thermomix® com 2,2 l.. No entanto, o tacho Monsieur Cuisine é também muito mais pesado. Ambas as panelas têm uma pega para poderem ser levantadas com uma mão.
- A tampa é colocada no TM6 (thermomix) e fechada pelos braços do aparelho, enquanto que no Monsieur Cuisine é aparafusada com meia volta. Isto torna-a um pouco mais fácil de retirar na Thermomix®. A limpeza da tampa é mais fácil com a Thermomix®, porque no Monsieur Cuisine há muito mais fendas e reentrâncias nas quais podem entrar alimentos ou mesmo água durante a lavagem. Uma clara vantagem para a Thermomix®.
- O copo medidor está fixado na tampa de ambos os aparelhos, de modo a não poder cair. Com a Thermomix® empurra-se para dentro, com o Monsieur Cuisine torce-se para dentro da tampa. Ambos têm capacidade para 100 ml.
- O ecrã do Monsieur Cuisine tem 8 polegadas, o da Thermomix® tem 6,8 polegadas. No Monsieur Cuisine, as funções e as receitas são apresentadas em cores vivas com fotografias, tudo é muito mais colorido.
- A Thermomix® oferece 13 funções básicas e vários modos, como a cozedura de ovos ou a fermentação, enquanto o Monsieur Cuisine smart tem 10 programas automáticos. Ambos os aparelhos estão constantemente a ser actualizados, o que significa que as suas capacidades estão a aumentar.
Comparação do desempenho dos dois processadores de alimentos
A Thermomix® tem um motor com 500 W de potência nominal. As velocidades variam entre 100 e 10.700 rotações/minuto (fase de agitação suave: 40 rotações/minuto). O Monsieur Cuisine tem uma potência máxima de 1200 W e oferece velocidades de aprox. 125 a 5.500 rpm.
Esta diferença também se nota ao triturar, fazer puré ou pulverizar. Os resultados da Thermomix® são mais finos no mesmo tempo, o Monsieur Cuisine precisa de um pouco mais de tempo para picar os alimentos com a mesma finura.
Quanto custa a Monsieur Cuisine smart, quanto custa a Thermomix® TM6?
Enquanto a Thermomix® TM6 custa actualmente 1399 euros, a Monsieur Cuisine smart é muito mais barata, custando 499 euros. Por vezes, existem ofertas especiais para o Monsieur Cuisine, caso em que se poupa mais 50 euros.
No que diz respeito à selecção de receitas, a Thermomix® ainda está à frente. Só o portal de receitas Cookidoo® oferece dezenas de milhares de receitas de todo o mundo, algumas das quais só estão disponíveis nas línguas desses países.
Ainda não há tantas receitas disponíveis para o Monsieur Cuisine, mas estão sempre a ser adicionadas mais. A aplicação associada é gratuita, enquanto a utilização do Cookidoo® da Vorwerk custa 48 euros por ano.
---
fim da tradução
---
Resta-me saber como é o serviço de assistência da máquina do Lidl. O que encontrei na internet, em relação à Alemanha, não me pareceu muito famoso. Mas nestas coisas de avaliações na internet, nunca sei se não são agentes da concorrência a dar cabo da imagem.
***


Depois, uma amiga deu-se ao trabalho de me explicar com se faz um poema de amor com panelas: "Vou responder sem ler outros comentários porque este assunto me irrita. Desde sempre. E eu até comprei uma Bimby, há anos, está para ali arrumada numa caixa. A bimby é, quase de certeza, um fenómeno essencialmente português, ou burguês. A qualidade da Bimby? Uma extraordinária trituradora. Se uma trituradora vale esse valor?, eu acho que não. Há outras boas trituradoras. A Bimby vende rapidez. Para mim, cozinhar nao tem de ser demorado, mas nao é, definitivamente, uma coisa que se despache. É um acto de amor e, desculpem, a Bimby nada tem que ver com amor, mas com algum desapego. Nao quero saber se nao gostam do meu juízo de valor e da minha sentença, em momento algum voltaria a cometer o erro de a comprar. Mais depressa comprava dois bilhetes de avião para Bagdad. (...) Cozinhar não devia ser um acto de cumprir ordens dadas num manual: velocidade 4, colher inversa……… cozinhar é ir colocando cada ingrediente a encontrar o outro, a libertar aromas, texturas diversas, é ir provando, enquanto ao lado se vai preparando outras coisas. Opa, às vezes tinha um miúdo no banho, outro com trabalhos de casa e outro a picar salsa ao meu lado e cozinhar nunca deixou de ser um encanto. É o sitio onde nos encontrarmos.
Uma amiga minha fez frango com ovos mexidos em vez de frango de fricassé porque estava apaixonada…. e isso é tão lindo. Da História nao rezam Bimbys, rezam acontecimentos destes. Para além de que a criatividade nao tem limites…. Ai minha nossa senhora dos remédios…."
*** E assim vai a vida. Acho que vou comprar a Bimby, mas primeiro tenho de ver que banco assalto, e depois tenho de ver como a escondo da minha amiga que tem tanta razão... ;)

1 comentário:

Lucy disse...

Minha Nossa Senhora!!!Que dilemas terríveis tens de sofrer. Coitadinha de ti!!