08 maio 2023

rir para não chorar



Quando a Rússia começou a invasão da Ucrânia, e o Zelenski disse aos americanos que não precisava de uma boleia, precisava era de armas, no meio do choque e da apreensão que senti ri-me muito com os memes ucranianos que logo encheram as redes sociais. 

Hoje, ao ler no Spiegel online uma entrevista a um homem de negócios ucraniano que abriu um concurso especial para drones, lembrei-me de novo desses primeiros dias da guerra, quando um dos segmentos da defesa consistia em humilhar o invasor com bravatas divertidas nas redes sociais.

Diz o autor do tal concurso que amanhã, dia em que a Rússia comemora o fim da segunda guerra mundial com um grande desfile militar em Moscovo, dá um prémio de quase meio milhão de euros ao proprietário do drone que conseguir chegar à Praça Vermelha.  

O Spiegel começa por dizer que ainda não há certeza sobre o que aconteceu na semana passada, quando foram alvejados dois objectos voadores não identificados por cima do Kremlin. Mas o entrevistado parece falar com grande conhecimento de causa do que aconteceu, afirma que o objectivo era humilhar Putin, e mostrar-lhe as fragilidades do seu sistema de defesa anti-aérea. 

Diz ainda que, uma vez que o desfile militar de amanhã ainda não foi desconvocado, o concurso de drones ucranianos sobre Moscovo continua em vigor. Acrescenta que são drones muito modernos, com um sistema de orientação novo que a Rússia não consegue sabotar, e que o sistema de defesa anti-aérea está preparado para abater alguns aviões maiores, mas não um "enxame" de drones. 

Não sei se é bazófia, bluff construído a partir daquele misterioso incidente, ou verdade. Mas já me divertiu, confesso. 

E agora fico na expectativa: a ver vamos como decorre o desfile militar amanhã em Moscovo.  













Sem comentários: