06 outubro 2021

acreditem ou não

Acreditem ou não, na minha rua há uma pessoa que toma duche, lava o cabelo, se arranja toda compostinha com perfume e tudo - e depois vai suar as estopinhas para o jardim a apanhar ervas e folhas, a varrer caminhos, a apanhar um balde de batatas e outro de marmelos.

A sério que se não visse também não acreditava. 




(As batatas em vasos saíram muito pequeninas, mas comemos na mesma: faz de conta que é gourmet. Os topinambos também. Mas as batatas plantadas na terra, no sítio onde dantes havia uma relva que bebia água como se não houvesse amanhã, ficaram óptimas.)

(Os girassóis são tantos que resolvi cortar uns quantos para trazer para casa. Se alguém me disser onde há um curso no youtube para pessoas que bem gostavam de fazer um ikebanazinho de jeito mas parece que as flores conspiram contra elas, agradecia.)

(Por acaso agora que olho para aquele desconchavo com o distanciamento de um post na internet, ocorre-me que se me deixasse de manias das grandezas e arranjasse uma jarra meio metro mais baixa era capaz de resolver o problema.)

(Se alguém tiver uma receita impecável de marmelada feita na panela de pressão, também agradecia.)


5 comentários:

Sofia disse...

Olá Helena,
Eu por acaso apanhei as minhas gamboas no fim de semana e fiz logo marmelada na panela de pressão. São 1.5 kg de marmelos descascados e descaroçados com 1 kg de açúcar amarelo e um copo de água e vai à panela de pressão por 25 minutos. Depois é triturar com a varinha mágica e distribuir por tacinhas. Esta é a receita da minha avó. Eu junto um cálice de Porto e uns pózinhos de canela (e não descasco os marmelos)

Fica uma bela marmelada 😊

Sofia da Prússia

Helena Araújo disse...

Obrigada, Sofia.
Será que com raspa de limão também fica bom?

Unknown disse...

Eu ponho raspa de laranja...

APG disse...

Olá, faço como a Sofia, mas com caroços, casca e tudo. Uso só meio quilo de açúcar. Canela em pau na cozedura, e sim, um pouco de limão ou laranja, é ir experimentando por levas ;)

Helena Araújo disse...

Caroços também? E são triturados, com o resto?
E meio quilo de açúcar para 1,5 kg de marmelos?
Isto é tudo muito à frente!