03 setembro 2021

wahl-o-mat



No fim deste mês há eleições em Berlim, e preenchi o questionário wahl-o-mat por curiosidade. 

Mais me valia não o ter feito: deu-me em primeiro lugar um partido sardónico, em segundo os Piratas, e pouco depois vários partidos de direita - e a AfD à frente do CDU.
Aqueles que eu facilmente escolheria vinham bem mais para o fundo. 

Aposto que a culpa foi das câmaras nas ruas. É que este verão houve vários assaltos no meu bairro (alguns deles assustadores), e por causa disso aqui a artista concordou com a proposta de aumentar o número de câmaras nas ruas. 
Moral da história: a propriedade perverte os corações. 

Hoje voltei a fazer o teste. Respondi mais ou menos da mesma maneira, mas o resultado foi (a seguir a alguns partidos exóticos): Partido Comunista Alemão, Verdes, SPD. Por esta ordem. 

Ora bem: se eu não mudei a minha opinião, será que eles mudaram os programas para captar o meu voto? Até me lembra aquele partido português que em vez de ter um projecto para o país tem janelas de oportunidade para se servir a si próprio. 


Sem comentários: