30 março 2021

sobre os dois feriados extra que estavam para acontecer na Páscoa alemã de 2021


Menos de dois dias depois de anunciar a proposta de fazer dois feriados extra na Páscoa, com a intenção de parar o país durante cinco dias seguidos, Angela Merkel deu-se conta de que essa medida não era exequível em tão curto espaço de tempo e recuou, pedindo desculpa à população pelo acréscimo de incerteza causado por estas reviravoltas.

A comunicação era sintética e clara, mas - já o sabemos o mais tardar desde que o nosso planeta sofreu um achatamento drástico na cabeça de alguns iluminados - a clareza da informação não impede as fake news de fazerem uma carreira de sucesso. À procura de #Merkel no twitter, descobri que no Brasil andavam a espalhar a "notícia" de que Angela Merkel tinha finalmente reconhecido a inutilidade do lockdown, e tinha pedido desculpa ao povo alemão. E que, portanto, quem tem razão é o Bolsonaro blablabla.

Aqui deixo a comunicação da Angela Merkel, com legendas em português. Não é que o tema seja realmente actual (de momento, o tema é um duríssimo braço de ferro entre a chanceler e os ministros-presidentes, algo que não fazia falta nenhuma a esta democracia) mas este vídeo da semana passada é um bom exemplo de como se deve fazer comunicação em tempo de crise e também uma prova da esperteza política da Angela Merkel ("por inerência do cargo, a culpa é minha" - hehehe).

 

Sem comentários: