15 janeiro 2021

só neste país...


Para quem diz que só em Portugal é que talicoisa: por causa das mutações do vírus, a Angela Merkel quer reduzir a oferta de transportes públicos (uma decisão tão pouco adequada como reduzir o horário de funcionamento dos supermercados) ou até parar completamente os transportes regionais e de longa distância. Se o Costa quisesse parar o Alfa, caíam o Carmo e a Trindade e o governo.
E se querem saber mais: no Natal houve celebrações religiosas. Pedia-se aos crentes que celebravam o Natal com alguns familiares que não fossem às igrejas, para dar prioridade com segurança às pessoas que estão mais sozinhas.
No que diz respeito a igrejas, sinagogas e mesquitas (e a todas as comunidades religiosas em geral), podem realizar-se celebrações religiosas desde que haja uma distância mínima de 1,5 m entre as pessoas, todas usem máscara, e a comunidade não cante.
Mas a cultura está fechada. Os restaurantes, cafés e bares também.
Os congressos dos partidos políticos estão a decorrer online.
Não estou a dizer que a Alemanha é um modelo a seguir por todos os outros países. É mesmo só para que conste que não é só o Costa que talicoiso.
(Uma informação sem importância nenhuma, mas vinha na newsletter onde li algumas das informações acima partilhadas, e achei interessante: parece que a Angela Merkel é capaz de dizer os primeiros 300 algarismos a seguir à vírgula do pi)


1 comentário:

jj.amarante disse...

Uma mnemónica clássica para quem não tem a memória da Merkel é a frase "Que j'aime à faire apprendre un nombre utile auz sages" em que a sequência dos algarismos do Pi se obtém substituindo cada palavra da frase pelo número de letras que a constituem, obtendo-se assim 3,1415926535. Esta precisão era suficiente para muitos dos cálculos que se faziam nos anos 70 em que a precisão mais comum da representação de números em computadores era de 7 algarismos decimais. A frase continua referindo o Arquimedes mas essa parte já não sei. No Excel basta usar Pi(). Se quiser ver o valor basta escrever numa célula =Pi().