22 março 2020

o que podemos fazer


Que seria de nós agora sem o cuidado dos amigos que partilham connosco ideias, sentimentos e sugestões para atravessarmos este tempo estranho? É comovente assistir à profusão de gestos de humanidade que estão a nascer desta crise, e, mais comovente ainda, ver que tantos milhões de pessoas se fecharam voluntariamente em casa para proteger os mais frágeis da sociedade.

Esta manhã recebi - com gratidão! - de uma amiga a imagem que partilho acima, e de outra um artigo no NY Times de um antigo astronauta que revela as estratégias usadas para aguentar mais de um ano em órbita sem poder - digamos assim - sair de casa. O artigo está aqui, e muito sinteticamente as estratégias são as seguintes:

1. Fazer um plano para o dia e segui-lo à risca.

2. Encontrar um ritmo pessoal, prever tempo para actividades sociais divertidas e respeitar um horário de sono.

3. Sair de casa para ter algum contacto com a natureza - mantendo a distância de segurança em relação aos outros, obviamente.

4. Ter um hobby - ler, aprender/praticar um instrumento musical, trabalhos manuais, arte (lembram-se disto?).

5. Escrever um diário - não a lista das actividades do dia, mas algo mais introspectivo. Ou, eventualmente, memórias.

6. Informar-se junto dos especialistas, nomeadamente World Health Organization e o Johns Hopkins Coronavirus Resource Center

7. [Traduzo todo o último ponto, porque gostei muito]

Estamos todos interligados



Vista do espaço, a Terra não tem fronteiras. A propagação do coronavírus está a mostrar-nos que o que partilhamos é muito mais poderoso do que o que nos separa, para o bem e para o mal. Todas as pessoas estão directamente interligadas, e quanto mais nos pudermos unir para resolver os nossos problemas, melhor será para todos nós.



Uma das consequências de ter visto a Terra a partir do espaço, pelo menos para mim, é sentir mais compaixão pelos outros. Por mais desamparados que nos sintamos dentro de nossas casas, há sempre coisas que podemos fazer - já vi pessoas a ler para crianças por videoconferência, doando o seu tempo e dinheiro para instituições de caridade online, e fazendo recados para vizinhos idosos ou com imunodeficiências. Os benefícios para o voluntário são tão grandes quanto para aqueles que são ajudados.
 

  

Sem comentários: