22 março 2020

os mocassins dos outros


Fechada em casa, com pequenas saídas nas quais mantenho a distância em relação a outras pessoas em pelo menos dois metros, tenho-me lembrado das descrições sobre a vida nas leprosarias que lia nos almanaques das missões na casa da minha avó. Ficava horrorizada com a imagem de pessoas a perder o corpo bocado após bocado, abandonadas num local onde não infectassem os outros. O covid-19 obriga-nos a muitos sacrifícios, mas nenhum de nós está sujeito a sofrer o que sofriam muitas pessoas com lepra não vai sequer há meia dúzia de décadas. 

Penso também nos refugiados fechados em campos sem um mínimo de condições e sem a menor dignidade. Apesar de termos de ficar em casa, ainda estamos muito longe de viver numa situação como a que oprime essas pessoas durante meses e anos.

A crise do covid-19 está a ter um efeito colateral interessante na minha consciência: aumentou a proximidade emocional com pessoas a viver em circunstâncias muito piores que as minhas. 

3 comentários:

Maria João disse...

'A crise do covid-19 está a ter um efeito colateral interessante na minha consciência: aumentou a proximidade emocional com pessoas a viver em circunstâncias muito piores que as minhas. '

Cara Helena,

Atrevo-me a duvidar. Apenas a modéstia a fará dizer isso. A sua proximidade emocional àquelas pessoas é MUITO anterior ao covil-19. Não lhe atribua esse mérito.

Maria João

(uma leitora atenta)

A TItica disse...

Por acaso tenho me lembrado muito do Vale dos Leprosos do filme " Ben-Hur "...

Helena Araújo disse...

Maria João,
desculpe só agora comentar. Muito obrigada!
Mas isto tem uma qualidade nova: desta vez, sinto a minha próxima vulnerabilidade.