07 junho 2019

Maria João Pires, Barenboim, Beethoven

Por estes dias o maestro Barenboim comemora o cinquentenário do seu trabalho com a orquestra filarmónica de Berlim, e repete o programa do seu primeiro concerto com esta orquestra, que teve lugar no dia 15.6.1969. O pianista convidado para tocar o concerto nº4 para piano de Beethoven era Radu Lupu, mas a sua participação foi cancelada por motivos de doença (desta vez a culpa não é minha, que só comprei o bilhete depois de saber que a nossa Maria João Pires aceitou substituí-lo!). Já houve dois concertos, e a interpretação da pianista - "subtil e cheia de nuances" (como dizia a crítica numa revista da especialidade) - tem sido muito aplaudida.

Para o caso de estarem agora a maldizer a vossa insularidade, e também para que saibam quem é amiga e pensa sempre em vós: o terceiro e último destes concertos vai ser transmitido em directo pelo Digital Concert Hall amanhã, sábado, às 18:00 em Portugal, e aqui têm o voucher para o ver:

LK1819XG
É válido durante 48 horas consecutivas (quer dizer: podem ir já para o Digital Concert Hall afiar o dente, amanhã vêem o concerto, e pouco depois, pufff, até vai parecer a carruagem da Cinderela à meia-noite).
E se tiverem tempo, aproveitem as 48 horas para espreitar também o arquivo do DCH. Está cheio de preciosidades. 
(Caso não saibam o que espreitar naquele arquivo interminável, são estes os meus favoritos de todos os tempos: a Paixão segundo S. Mateus de Bach, com encenação de Peter Sellars; o filme "Violins of Hope" e o concerto com esses violinos pertencentes a judeus, que regressaram à Alemanha no 70º aniversário da libertação de Buchenwald)
Se esta mensagem parecer publicidade (e é) ficam a saber que esta vossa amiga é a influencer mais incompetente de Portugal: bem me desunho a falar das coisas e a dar presentes, mas ainda não arranjei maneira de pôr a Filarmonia a pagar-me para isto. 
(Quer dizer: se calhar já me podia considerar bem paga com os Lunchkonzert gratuitos, e mais os voucher que lá dão, e já ter cantado duas óperas e mais uma missa naquela sala, e mais isto e mais aquilo) (ingrata criatura) (já cá não está quem falou)


4 comentários:

Olissipo disse...

Muito obrigado pela dica e pelo voucher.

Francisco

Paulo disse...

E este: https://www.digitalconcerthall.com/en/concert/51082#watch
Wolfgang Amadeus Mozart
Concerto for Piano and Orchestra No. 23 in A major, K. 488 (30 min.)

Maria João Pires com o maestro Herbert Blomstedt

Lucy disse...

pagamos-te nós em gratidão... não se come mas alegra o coração (espero...)

Helena Araújo disse...

Muito bem lembrado, Paulo!