06 fevereiro 2019

Eldorado - Berlinale 2018


Eldorado Trailer (Englische  UT // english SUBs) from Markus Imhoof on Vimeo.


Eldorado: Durante alguns dias acreditei que este seria o vencedor da competição. É um documentário cheio de humanidade sobre refugiados no tempo da II GM e sobre os de hoje, numa perspectiva de pertença mútua e sentimento de responsabilidade pelas pessoas que procuram a nossa ajuda.

Uma das coisas que aprendi neste filme: muitos dos que não recebem do Estado italiano o estatuto de refugiado não regressam ao seu país. Em vez disso, escondem-se, pondo-se nas mãos da máfia, que lhes dá alojamento e arranja emprego na agricultura. Metade do que ganham é entregue à máfia, e a outra metade tem de chegar para os seus custos e ainda para enviar dinheiro para ajudar a família. Parte dos produtos agrícolas assim conseguidos são exportados para o país de origem destes refugiados, a preços inferiores aos de produção nesse país.

Outro detalhe: repatriar à força cada um destes refugiados custa cerca de 15.000 euros, em despesas de viagem dele, dos dois polícias que o acompanham e do membro de uma organização contra a tortura. Alguns Estados optam por pagar ao refugiado para ele regressar voluntariamente. Um dos que aceitou os, salvo erro, 2.500 euros, contou perante a câmara que estava muito satisfeito com esse dinheiro, porque lhe permitia comprar algumas vacas e começar um pequeno negócio de lacticínios para sustentar a família. Por azar, a data em que regressou ao seu país coincidiu com a assinatura de um acordo entre esse país e a UE para a exportação de lacticínios europeus a baixo preço.

Sem comentários: