06 fevereiro 2019

Central Airport THF - Berlinale 2018



O realizador brasileiro Karim Aïnouz mora perto do antigo aeroporto Tempelhof, o mais central de Berlim e desactivado há um par de anos. Quando soube que a cidade ia alojar refugiados naquele imenso edifício, decidiu ir conhecê-los e filmá-los. O resultado é este "Zentralflughafen THF" - um documentário sóbrio e humano, que mostra a solidariedade e as histórias das pessoas.

Tocante a calma do assistente médico iraquiano no meio daquele ambiente confuso, tocante a resposta que um miúdo lhe dá: "não me lembro da minha terra na Síria, só me lembro da casa da minha avó no Verão".
Quando lhe perguntaram por que motivo só filmou os homens, o realizador contou que, de um modo geral, era um pouco mais difícil filmar as mulheres, por motivos culturais. Teria sido possível entrevistar uma paquistanesa, mas esta vinha a fugir à sua família e não era conveniente informar sobre o seu paradeiro. Além disso, sentiu a necessidade de fazer algo contra o processo de diabolização dos homens árabes que estavam a entrar na Alemanha como refugiados. A "cobertura histérica" feita pelos meios de comunicação social estava a multiplicar imagens de enorme carga ameaçadora: enormes bandos de homens a saltar vedações, a saltar de comboios, a invadir as cidades.
Essa necessidade de lutar contra o processo de diabolização tornou-se ainda mais premente após o ataque terrorista de 19 de Dezembro em Berlim.

"São seres humanos", sublinha Karim Aïnouz. "Seres humanos."
Não devia ser necessário dizê-lo.




Sem comentários: