19 novembro 2015

bananas!


CAVACO ELOGIA O TAMANHO E O SABOR DA BANANA DA MADEIRA

(mais: aqui)



Em 1990, fizeram uma exposição em Berlim que recuperava uma exposição anterior, comemorativa dos 40 anos do SED (o partido do regime da RDA), e lhe sobrepunha os cartazes das manifestações que levaram à queda do muro.
À medida que se avançava pela exposição do SED iam aparecendo cartazes críticos, cujo número aumentava de sala para sala. Lembro-me em especial de um, na sala dedicada ao sistema político: junto a uma fotografia onde se via os deputados a votarem de braço no ar, em uníssono, um cartaz dizia "onde todos pensam o mesmo, pensa-se pouco".
Na penúltima sala quase não se via o material da SED, encoberto por uma profusão de cartazes das manifestações.
Na última sala não havia cartazes. Sobre a exposição da SED via-se uma tela plástica na qual tinham pintado bananas: o fruto que faltava na RDA, por falta de divisas para o importar, e que, nos dias seguintes à queda do muro, foi oferecido às toneladas - e com lágrimas felizes e comovidas - às pessoas da RDA que visitavam a Alemanha ocidental.

Terminar uma exposição daquelas - sobre totalitarismo e propaganda, tensões e coragem para lutar pela democracia - com uma alegre explosão de bananas: e ainda dizem que os alemães não têm sentido de humor...

(Como é que era a tal frase? "A História repete-se como farsa.")


Sem comentários: