07 dezembro 2014

stop TTIP

(foto)

Há tempos escrevi sobre o TTIP (aqui).
Entretanto o debate já foi alargado a toda a Europa - mas as respostas às questões fundamentais não são muito convincentes.
Mesmo correndo o risco de parecer o velho do Restelo, pergunto: não vem por aí mais uma precipitação semelhante ao processo do Euro? Ou seja: uma ideia que parece boa, mas cujos detalhes e consequências possíveis não são analisados com seriedade, trazendo mais tarde ou mais cedo problemas gravíssimos que os países acabarão por ter de resolver com muitos sacrifícios impostos às pessoas.

A foto acima foi tirada de um site croata, e acompanha informações sobre o TTIP, com particular incidência sobre os riscos envolvidos para os países europeus mais pequenos e em crise.

Uma outra questão, de que pouco se fala em relação a este tema, é: global ou regional? O nosso planeta vai aguentar mais um aumento das trocas comerciais? Mais transportes de mercadorias e pessoas? A sobrevivência da vida humana no planeta (e já nem falo das outras espécies) é compatível com esta busca de crescimento económico permanente?
Porque é que a factura ecológica é sempre ignorada por todos - individuais, empresas, governos?
Contra mim falo: não me privo de praticamente nada que possa pagar. Estou muito contente por haver agora uma Ryan Air que me tornou o Porto mais próximo que qualquer das cidades alemãs onde tenho amigos. Se não considerar a factura ecológica, ir ao Porto sai-me mais barato que ir a Hamburgo.

Vou assinar esta petição, mas tenho de fazer mais que isso: tenho de estar mais atenta ao meu estilo de vida e às minhas escolhas de consumo, e lutar mais para defender os valores que têm feito da nossa Europa um sítio bom para viver.

Para assinar a petição: stop TTIP.


Sem comentários: