19 março 2014

a cidade comestível




Como é que não nos lembrámos antes disto? Em vez de jardins municipais com flores e relvados, jardins municipais com plantas para alimentar a comunidade.

(Pensando bem, já nos tínhamos lembrado disto há séculos: as laranjeiras de Vila Viçosa, por exemplo. O Alentejo sempre na dianteira do futuro!)


3 comentários:

jj.amarante disse...

Em Paris fizeram isso na 2ª grande guerra, em Lisboa há muitas hortas embora usando umas portas desconjuntadas e outros restos de demolições para demarcar as propriedades, enquanto na Alemanha e Suíça, mais organizados, têm os familie garten. Agora em Lisboa andam a tentar organizar melhor este tipo de actividade. Sempre me pareceu que seria interessante ter umas árvores de fruto nos jardins.

Gi disse...

Jj.amarante, parece-me que são coisas diferentes, não? As hortas portuguesas são particulares ainda que as Câmaras possam disponibilizar terrenos; a Helena fala de hortas municipais ou comunitárias.
Estou a ver bem?

jj.amarante disse...

Tem razão Gi, não tinha visto o filme nem me tinha apercebido do carácter comunitário da iniciativa. Continuo a achar que em vez de laranjas amargas deviam plantar na cidade laranjeiras que dessem laranjas doces.