07 outubro 2012

o sublime ataca de novo...


Fomos a Potsdam ver a exposição Friederisiko, a propósito do tricentenário de Frederico o Grande. A fila em frente à bilheteira estava com cara de durar pelo menos uma hora - é que a exposição acaba no fim deste mês e tem sido muito falada, mas só permitem 900 pessoas nas salas. Optámos por ir passear pelo Outono do parque - ainda não foi desta que entrámos no palácio.



Já tiraram os vasos gigantes - com laranjeiras, oliveiras e figueiras - que durante os meses mais quentes adornam o jardim à volta do palácio. Há três séculos que passam o inverno na Orangerie, o palácio construído num dos lados do parque para guardar estas espécies mais sensíveis ao frio. No lugar dos vasos, ficaram os subalugas do pedaço: ervas que se foram servindo da água da rega.





Em qualquer recanto deste parque se encontra mais um pavilhão, outro palácio, um jardim, uma escultura, uma pérgola. Nascem por todos os lados, como cogumelos no Outono.







Parámos nos Banhos Romanos, junto a uma casa em estilo italiano onde Alexander von Humboldt ficou várias vezes hospedado. Estou capaz de apostar que ele gostaria do sítio.







Dizem que não há mau tempo, há apenas roupa inadequada. Os pais deste miúdo puseram-lhe calças impermeáveis e galochas, e deixaram-nos meter-se com o seu triciclo em tudo o que era pocinha de água. Sem dramas.


Uma família atravessou o parque de bicicleta. Tinham todos casacos vermelhos, o que fazia uma fila engraçada.


Quando vim morar para a Alemanha, em 1989, as lojas fechavam todas ao fim da manhã de sábado, e só abriam de novo na segunda-feira. Em Portugal já as pessoas estavam mais que habituadas a passar o fim-de-semana no Continente e nos centros comerciais. Na Alemanha, surpreendeu-me ver um povo que conhecia mil formas de ocupar o tempo livre. Agora as lojas já ficam abertas até tarde, ao sábado, e até abrem às vezes aos domingos. Mas as pessoas ainda sabem usar o seu tempo de outra forma. Passeios de bicicleta, ou até a pé: este é o tempo de ir apanhar cogumelos nas florestas. Por exemplo.



A minha ponte Monet na Prússia tem agora grades provisórias para impedir que alguém caia na água. Lá se foi o impressionismo...




O palácio Sanssouci:



Quem segue pela alameda principal entre o palácio Sanssouci e o Palácio Novo, tem à sua direita a Orangerie - que era para ser uma estufa mas não sei que lhe deu, que é mais um palácio:




O sol passou a tarde a brincar às escondidas connosco. 
Depois a chuva resolveu entrar na brincadeira, e nós regressámos a casa. 

Sem comentários: