31 dezembro 2011

Show Me The Place

Ainda é tempo de Natal, diz-me um amigo no facebook. E acrescenta: tempo de revelações, até à Epifania (nós celebramo-lo a 8 de Janeiro).

Tempo de revelações. 
Mas que revelação pode haver para quem não anda à procura? E que perguntas nos põem a caminho de uma revelação? 

A propósito, transcrevo aqui o texto que uma amiga publicou no seu mural de facebook, falando do Show Me The Place de Leonard Cohen (obrigada, Ana Paula!):


Partilhei ontem aqui uma belíssima canção-poema de Leonard Cohen "Show me the place", cuja História subjacente surge por assim dizer incompleta...Tive por isso mesmo vontade de a continuar, reescrevendo-a segundo aquela que acredito ser a mais profunda tradição cristã, e partilhando essa proposta com alguns dos meus amigos. Reza assim a última estrofe de Cohen:


"show me the place, help me roll away the stone
show me the place, i can't move this thing alone
show me the place where the word became a man
show me the place where the suffering began"


Continuaria assim (em português ou noutra língua...):


Mostra o lugar em mim onde a Palavra se tornou carne
Mostra o lugar em mim onde deixei de ser servo para ser criatura
Mostra o lugar em mim onde nunca estou só
Mostra o lugar em mim onde nasce a Liberdade na relação com o Outro


Mostra o lugar em mim onde acontece Natal!

Sem comentários: