09 abril 2011

em Berlim, a primavera vem por partes

Em Berlim, a primavera já chegou ao nordeste da cidade, mais propriamente a Prenzlauer Berg:




A Wedding também, mas no que diz respeito a esse bairro vão ter de crer sem ver, porque quando passei por lá não tinha máquina fotográfica.

E no Ku'damm, a famosa avenida da antiga Berlim ocidental? Isto:




Para que vejam como a cidade é grande: tão grande que a primavera se organiza para conquistar um bairro de cada vez!
(Agora tenho uma dúvida: quando os plátanos do Ku'damm ficarem verdes, será que em Prenzlauer Berg já se prepara o outono?)

6 comentários:

Carla R. disse...

Obrigada por estes posts !
Estive a ver "A vida dos outros" e acabei por decidir-me por Prenzlauer Berg em vez de Mitte. Ontem vi o Asas de Desejo, do WW (acho que em alemão deve ser sob o céu de Berlim), assim de repente, aconselhas algum outro filme ? (também gostei do Goodbye Lenine). Recomendaram-me uns 40 filmes, mas acredito na tua capacidade de sintese ...

Helena Araújo disse...

:-)
Se vais para Prenzlauer Berg, tenho de me despachar o fazer o post sobre um bocadinho desse bairro. Estou que não chego para as encomendas!
Se me perguntas assim de caras um filme para ver, não sei. Ah, o Pina, claro.
Mas o que te interessa? Filmes sobre a vida em Berlim? Filmes com Berlim como cenário? Cinema alemão? (é uma pena não este cinema chegar a Portugal, fazem filmes impecáveis)
Tenho de rever esse "as asas do desejo".

Helena Araújo disse...

Ah, o filme chama-se em alemão "o céu sobre Berlim"

Carla R. disse...

Bolas, estou a ver que tenho sempre que fazer escolhas e mais escolhas. (Estou a responder porque a palavra em baixo é slubsi - ufa, safei-me!).
Gostava de ver filmes inspiradores com Berlim à mistura. Vago ? Se calhar, sou uma comentadora Montessori, que te quer dar liberdade total de resposta ...
Ja revi o dialogo final (da trapezista e o ex-anjo) umas 3 vezes, vou agora pesquisar para saber quem o escreveu/improvisou - acredito que esteja ali qualquer coisa de essencial para a compreensão da vida em geral.
Vou ver se o Pina ja esta na mediateca, obrigada.
Aceitas encomendas para posts ? Verdade ?

Helena Araújo disse...

Já lá vão quase trinta anos, não me lembro nada desse diálogo!
Vou perguntar por aqui se alguém se lembra de filmes inspiradores com Berlim à mistura. Há um de que gosto muito, au delá du silence, metade passa-se aqui e metade perto de Estrasburgo (mas ainda na Alemanha). http://www.cinemotions.com/modules/Films/fiche/7656/Au-dela-du-silence.html
Mas nem toda a gente gosta. Dizem que é piegas no fim. E eu com isso...

Sim, "aceita-se encomendas"... Mas não se garante que sejam realizadas.

Carla R. disse...

Vou investigar.
Dank !