30 setembro 2010

trabalhos da Fernanda Câncio sobre os ciganos

Nem sempre concordo ("nem sempre", diz ela...) com a Fernanda Câncio, mas desta vez tenho de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer sobre o tema "ciganos": informa, desmistifica, equaciona questões fundamentais.

O texto o problema cigano, publicado na coluna "sermões impossíveis", devia tornar-se elemento obrigatório no debate sobre a tolerância e a sua perversão.

Alguns desdobramentos importantes:
- Os sentimentos destes ocidentais: "Uma estudante de Enfermagem e outro de Engenharia Física, um estagiário de advocacia e um educador falam de estereótipos, de integração e assimilação, de estigma e exclusão, de pertença e de recusa. E dessa linha que faz a diferença entre o eles e o nós, os 'ocidentais' de cá e de lá" - onde se mostra que "eles" têm muitos rostos diferentes.
- Entrevista com o antropólogo José Gabriel Pereira Bastos, aqui. (Gostei especialmente da parte a partir do quarto minuto do segundo vídeo)
- A cultura dos maus tratos (um dos "sermões impossíveis", que põe o dedo na ferida: aceitar como legítimas certas idiossincrasias culturais é abrir mão de um valor estruturante da nossa sociedade: a igualdade. E acrescento, só para fazer um desenho: porque não abrir também uma secção "sharia" no nosso Código Civil?)

Sem comentários: