29 setembro 2010

uns chatos, estes católicos...



Cito: A Areia dos Dias é um espaço de reflexão e debate, da responsabilidade do Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz, aberto a quem quiser contribuir com os seus grãos de conhecimento para uma nova economia ao serviço de um desenvolvimento humano e sustentável.

**

Uns chatos, estes católicos. Quando o país se divide entre pagar mais ou menos impostos, cortar mais ou menos as despesas, recorrer ao FMI ou sabe-se lá o quê, e ó pra nós a olhar para o abismo aqui tão perto, vêm eles perguntar, como quem não quer a coisa: Mas que andamos nós a fazer aqui? De onde vimos, para onde vamos, e sobretudo: segundo que critérios?

Uns atrasados, que ainda não se deram conta que isto só vai à twittada.
Uns complicados, incapazes de resolver todos os problemas do mundo em cinco minutos à mesa do café.
Uns visionários, que gostam de trocar ideias e questões, em vez de esgrimir argumentos para acabar de vez com a opinião do outro. E que acreditam (vejam só o despautério!) que o desenvolvimento se deve orientar pelos valores da dignidade humana, da justiça, da solidariedade e da paz.

Uma pessoa põe-se a passear desprevenida por aquele blogue, lê por exemplo este texto da Manuela Silva, e dá-se conta que os verdadeiros desafios estão muito para além das catástrofes diariamente repetidas do OE e do acordo dos partidos, da crise e do euro.
Uns incómodos: porque a luz das questões que levantam expõe cruamente os limites dos actores políticos e dos comentadores habituais.

1 comentário:

mcst disse...

Passei para te dizer Olá! e Obrigada...
;)