Lembram-se das cenas aflitivas em Kabul há 5 anos, quando os exércitos ocidentais deixaram a cidade, cujas ruas já estavam a ser tomadas pelos taliban?
Desde então, penso muitas vezes no que será a vida das mulheres do Afeganistão. Em particular aquelas que, durante alguns anos, sonharam que a sua vida podia ser diferente.
Penso no Afeganistão, e vejo uma terrível prisão a céu aberto para mais de vinte milhões de mulheres. Prisão perpétua, sem apelo nem agravo.
É nas mulheres que penso em primeiro lugar, mas não esqueço o resto: as terríveis crises humanitárias, o regime brutal que persegue, tortura e mata opositores e membros de minorias, a arbitrariedade do poder.
"Send them back", gritou há dias a extrema-direita no Parlamento Europeu.
Hoje, representantes do regime taliban são recebidos em Bruxelas para agilizar processos de repatriamento de afegãos. Não "para a terra deles", mas para a terra de onde fogem, completamente desesperados.
É nisto que a nossa Europa se está a atolar cada vez mais.
Que vergonha!
Que tristeza.
Sem comentários:
Enviar um comentário