09 fevereiro 2026

apontamentos sobre as eleições (1)

 

Isabel Sousa Lobo, no Facebook

"Sobre quem perdeu, mas ganhou mais um pouco.
Votos AD 1.971.558
Votos AV 1.687.116 (99% apuramento)
A aldrabice do "sistema". O actual "sistema" é o regime democrático. A alteração pretendida não é no sentido das liberdades e da democracia. Basta ver os líderes que são referências deste partido a começar pelo inenarrável DT.
O país mobilizou-se contra um indivíduo e um partido que faz da mentira, da intoxicação, do racismo e da xenofobia as suas bandeiras. E não, não são contra as elites. São grandes capitalistas, famílias com poder financeiro e influência social, alta burguesia e até alguns aristrocratas, boa parte escondidos atrás de cortinas de fumo e que deviam ser colocadas sobre os holofotes como apoiantes destes arrivistas. Arrivistas estes que durante anos se acoitaram noutros partidos fundadores do regime democrático e que, agora, sabendo perfeitamente o que andam a fazer, lançaram o ódio como combustível eleitoral e a mentira como forma de mobilizar legiões de ressentidos.
A luta continua! Contra o populismo, contra a extrema direita, contra neofascistas e neonazis aliados desta gente e contra a direita radical que mina os fundamentos das sociedades democráticas e livres, baseadas em valores de solidariedade, humanismo e tolerância.
O ódio e a intolerância, a discriminação e a mentira não podem minar os alicerces da coesão nacional.
Há muito que fazer."

Sem comentários: