19 janeiro 2026

"o diabo agarra na tua alma e deita-a ao lixo"

Partilho um apontamento do Vasco Pimentel no facebook, e acrescento: Bem sei que o governo minoritário está preso por arames e acordos parlamentares pontuais, e por isso mesmo me parece que, neste preciso momento da História, Montenegro tem de escolher se quer preservar a Democracia em Portugal, ou se se está nas tintas para o que vier depois dele.

Portanto: gostei muito do que o Vasco escreveu, mas discordo num ponto - o Montenegro não pode ficar caladinho e dizer ao Marques Mendes que se chegue à frente para tentar salvar a honra do partido. ---
O PSD podia ter feito uma coisa muito simples, que o colocaria algures a meio do caminho da decência.
--- O Montenegro, Presidente do partido e Primeiro-ministro de um Governo minoritário, preso por arames a acordos parlamentares pontuais com PS e Chiça, não endossava nenhum dos candidatos presentes à segunda volta, visto que um é do PS e o outro do Chiça.
--- O candidato derrotado, no entanto, o Marques Mendes, declarava o seu voto, a título pessoal ou em nome da candidatura, no candidato António José Seguro. E explicava porquê, já que é tão bom explicador de tudo e mais um par de botas. Não comprometia o partido (não tem nenhum cargo de direcção) e não comprometia o Governo minoritário do seu partido, cujo Presidente e Primeiro-Ministro mantinha a prudente equidistância, em nome da estabilidade do triste & periclitante Governo a que preside.
Tiveram todo o tempo do mundo para terem cozinhado isto.
Não o fizeram.
Colocaram-se, Governo e partido por atacado, no campo da indecência.
E amanhã vão começar a perceber que nem sequer ganharam nada com isso. Quando vendes a tua alma ao Diabo, o Diabo não passa a ter a tua alma. Agarra nela e deite-a para o lixo. E a alma deixa de existir. O Diabo não precisa de almas para nada.

Sem comentários: