11 julho 2024

mais uma viagem (3)




Para que não digam que faço caixinha, aqui vai: larguem tudo e vão a Saint Cirq Lapopie.


Hesitei entre essa e Albi, também medieval mas mais próxima de Toulouse, mas foi-me recomendada com tanto entusiasmo que lá me fiz a mais de uma hora de estrada. Valeu a pena, e de que maneira!

No caminho voltei a hesitar, porque passei por tantas aldeias antigas que me pareceu que o meu destino seria apenas mais uma. Spoiler: não era.

Na praça central de uma dessas aldeias que ficam no caminho para Saint Cirq Lapopie, parei num mercado regional e comprei queijos. A vendedora, amorosa, escreveu vache, chèvre e brebis nos pacotes. Ao lado havia uma portuguesa a vender rissóis e bolinhos de bacalhau a 50 cêntimos cada. Também lhe comprei um belo naco de torta de cenoura. Disse que custava dois euros, enquanto o metia numa caixinha.
- Dois euros? Isso quase nem paga a caixa.
Olhou para mim:
- Se todos fossem como você, o mundo era um lugar feliz.

Devia ter dito o mesmo à vendedora de queijo que me escreveu o nome dos bichos no papel da embalagem. É tão fácil tornar o mundo um lugar feliz!

---

Mais imagens de Saint Cirque Lapopie:






No dia seguinte continuámos a viagem em direcção a Portugal. Dorminos nos Pirinéus, num cantinho de uma floresta junto a uma cidade de nome basco.






Sem comentários: