11 julho 2024

mais uma viagem (2)

 




Segundo post no Facebook sobre a viagem a Toulouse em 2021:

Espero que me perdoem a franqueza (e a fraqueza) mas ontem, ao fim da tarde, quando a luz do entardecer tornava Toulouse ainda mais doce, dei comigo a pensar que vocês todos são uma cambada de inúteis, pardon my french. Então somos há anos amicíssimos no Facebook e ainda ninguém teve a delicadeza de me avisar « Helena, larga tudo e vai a Toulouse ! » ?
Pergunto-me sobre que outras cidades estarão a fazer caixinha - Paris, Nápoles, Tóquio ?
Humpf !



O melhor deste post foram os comentários dos amigos. Aqui deixo alguns:

- Nápoles, Viarregio…
Vai a Dijon que também é uma grande surpresa.....fora a mostarda que detesto lol
Rio de Janeiro e Évora, sem dúvida....
Buenos Aires, obviamente
Hong Kong, Quioto, Atenas, Rio de Janeiro
Paraty e Siena
Ficas já a saber que o Luxemburgo, e a capital em especial, são de largar tudo e ir a correr por uns dias (se nunca o fizeste).
Paraty, Salvador-Baía Castro-ilha de Chiloé, Punta Arenas, Puerto Varas, Erice, Cefalu e Taormina na Sicília.
Praga
Com mapa ou sem mapa? Em que continente? Cuba, Buenos Aires Rio de Janeiro Sydney Melbourne Dili? São Petersburg? Açores. Cabo Verde Maputo. É para quantos anos?
SANTARÉM!!
ADELAIDE, SOUTH AUSTRALIA! É a "Cidade Festival" de Oz! Um coala em cada árvore!
Siena!
Das cidades que mais me surpreenderam, o que não significa gostar mais, foi La Rochelle. Amei. Que saudades de tudo a começar pela luminosidade.
Costa Amalfitana. Toda. Estive várias vezes nessa costa e considero-a um dos mais bonitos locais do mundo que conheço. Sorrento, Positano, Vico Equense, Capri, Ischia, o limoncello ao por do sol, o mar…
Bussana Vecchia
Guatemala. Larga, larga tudo! A cidade da Guatemala entranha-se na memória dos sentidos com uma tal força...Povo, cultura, cores, costumes, clima, arquitectura... 
Antígua, Antígua!
 e a Costa Rica e Chiapas, tudo perto.
o povo é especial em todos esses locais.
O da Costa Rica, sendo mais ocidentalizado, tem uma consciência ambiental como nenhum outro que tenha conhecido (em 1950 só 33% da superfície era arborizada, hoje é quase o dobro, alberga 5% de todas as espécies vivas conhecidas e 25% do território é reserva natural) e do Povo de Chiapas nem sei que te diga: conseguiram, na prática, ser independentes do resto do México e preservam a sua cultura e o seu meio ambiente dum modo incrível.
E a presença Maia é tão forte em Chiapas como na Guatemala
- A Costa Rica também me impressionou muito pelas razões que apontas, pela multiplicidade étnica e acima de tudo por dispensar a existência de um exército investindo tudo na cidadania. Chiapas não conheço, infelizmente, do México só conheço a capital, também ela inesquecível. À excepção da Venezuela de que não gostei nada, toda a América Latina que conheci me ficou gravada na alma para sempre. Ainda hoje é uma paixão.
- Toulouse é uma magnífica cidade, para turistas e para os seus habitantes. As margens do Garonne, as praças e largos onde se dança ao ar livre, os restaurantes onde se comem ótimas ostras, a ópera e a sua praça, os mercados...cheios de queijos e "canard". Adoro Toulouse!
- Se tu fosses, como eu sou,/ compincha do Nougaro, / tinha-te há muito avisado, / como a mim me avisou: https://youtu.be/wehrXJTA3vI
- Conheço Toulouse mas Nápoles é mais bonita. E se for a Nápoles na perca a visita da Costa
- Que não seja por isso. Nova Iorque, Roma, Tóquio, Castelo de Vide, Barcelona. - Sarajevo, Tbilisi, Salónica. - sim, vai a Tóquio e Quioto, mas não no Verão. - Aveiro - Helena, larga tudo e vai a Zanzibar, larga tudo e faz a união das ilhas dos Açores em veleiro com tudo incluído, larga tudo e vai fazer o lés a lés em scooter na nova Zelândia larga tudo e passa uma semana no centro velho de Amsterdam, larga tudo e visita três casas senhoriais no sul da Índia, larga tudo e faz uma visita às Galápagos, e se tiveres tempo visita as grutas de incas no peru... Desculpa lá o atraso. Kkkkkk - Largue tudo e vá à ilha do Príncipe no golfo da Guiné Não podendo, certamente Nápoles, Istambul ou qualquer parte do litoral da Dalmácia na Croácia. - Turquia e Croácia - Como é que me esqueci de São Tome????? Imperdoável esquecer-me de um dos últimos paraísos na terra. Leve leve... - Posso dar uma dica de um lugar que eu visitei e considero um lugar raro e imprescindível de conhecer e visitar Parque Nacional Plitvice, na Croácia. Aliás, toda a Croácia é inesquecível. - Marseille!! - Largue tudo e vá.
- Paris, Buenos Aires, Toda Itália (começando por Roma, Nápoles, a Sicilia e as suas ilhas, Bolonha, Ferrara, Florença...), Creta, Thessaloniki, Istambul... - -

Sem comentários: