29 fevereiro 2024

padaria

Fui à padaria à hora a que estava para fechar, e já não havia quase nada. A senhora à minha frente fez o pedido, e logo a seguir voltou-se para mim e perguntou "não queria isto, pois não?". Eu disse que não, e quando chegou a minha vez pedi tudo o que queria, mas antes perguntava sempre à pessoa atrás de mim se estava interessada. E até rimos um bocado, porque ela queria o outro pão parecido com o meu, mas com passas, e temia que eu o comprasse.

E de repente, ali pelas 17:50 da tarde, uma padaria berlinense tornou-se um local cheio de seres humanos, e foi bonito.

---

Há 20 anos vi um filme onde se informava que o pão que se deitava fora todos os dias em Viena era suficiente para alimentar toda a cidade de Linz. Consequência dos hábitos dos consumidores que vão comprar 5 minutos antes do fecho da loja, e ainda querem ter todas as variedades de pão e de produtos frescos ao seu dispor.

Esta mentalidade está a mudar - e parece-me excelente.

Sem comentários: