24 dezembro 2023

Natal 2023

 


Serei só eu que acha esta cena da Natividade meio surreal?
A aridez do lugar, a casa em ruínas, o estábulo torto, os animais abrigados e a sagrada família sem ter sequer um tecto em cima da cabeça, os homens tentando perceber sinais do céu de costas voltadas para a cena, São José distanciado e fechado em si, o olhar pesaroso do Menino.
Que se passaria no tempo e na vida de Lorenzo Monaco, ali na viragem do século XIV para o XV, que o levou a pintar um Natal tão fora dos eixos?
Não sei o que se passou nesse tempo, mas sei o que se passa no nosso.
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num sótão num porão numa cave inundada
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
dentro de um foguetão reduzido a sucata
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
numa casa de Hanói ontem bombardeada
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num presépio de lama e de sangue e de cisco
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
para ter amanhã a suspeita que existe
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
tem no ano dois mil a idade de Cristo
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
vê-lo-emos depois de chicote no templo
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
e anda já um terror no látego do vento
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
para nos pedir contas do nosso tempo
Litania para o Natal de 1967
David Mourão Ferreira

4 comentários:

jj.amarante disse...

Há aspectos muito realistas no quadro, trata-se duma terra inóspita que só um povo que andara 40 anos pelo deserto poderia ser enganado com a treta que lá corria o leite e o mel. Note a abundância de pedra e as ervinhas raquíticas que medram das rachas do chão duro. Note que a manjedoura também tem pouca comida parecendo prever que mesmo no século XXI não só os animais mas também os palestino haviam de passar fome como agora acontece em Gaza. Por outro lado existe uma tradição eterna de destruir ou deixar arruinar as casas existentes, antes várias vezes pelos romanos, depois num pequeno exercício do Hamas, agora em grande escala pelo exército de Israel. Os homens vestiam pobremente umas roupas cinzentas e os ratos que viviam ao pé deles eram enormes.

Gostei imenso da Coroação da Virgem do mesmo Lorenzo Monaco de 1414
que poderá ver aqui: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7e/Lorenzo_Monaco_-_Incoronazione_della_Vergine_-_Google_Art_Project.jpg

ou numa versão com menos detalhe, com fundo negro aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Coronation_of_the_Virgin_(Lorenzo_Monaco)#/media/File:Monaco_coronation.jpg

que vi na Galeria Uffizi em Florença e que fotografei mas sem tanta qualidade como as imagens da Wikipédia que refiro acima. Muitas das imagens da Idade Média e da tradição Bizantina não seguem a perspectiva fotográfica das imagens académicas imediatamente anteriores aos Impressionistas. Antes achava-as um bocado infantis agora acho-as interessantes, muito mais do que muitas das obras contemporâneas.

Claro que nesta coroação se nota uma fraca representação do género feminino no conjunto dos santos que se cifra por 20 a zero. Além da Virgem Maria aparecem na parte central 8 figuras femininas mas que serão provavelmente 8 damas de honor, as auréolas respectivas quase não contrastam com o fundo dourado.

Concluindo apetece-me dizer "Glória a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade".

Lucy disse...

Obrigada, Helena, por tanto material para nos ajudar a refletir e a, se possível, agir

Helena Araújo disse...

jj.amarante,
Duvido que Belém fosse essa imagem de aridez e ruínas que traça.
Já antes do nascimento de Jesus era uma cidade muito importante naquela região, rodeada de oliveiras e outras árvores.
https://en.wikipedia.org/wiki/Bethlehem#/media/File:1698_de_Bruijin_View_of_Bethlehem,_Palestine_(Holy_Land)_-_Geographicus_-_Bethlehem-bruijn-1698.jpg

Helena Araújo disse...

Lucy, obrigada. Por este comentário, e pelo tanto que me dás. Quem tem de agradecer sou eu! :)