29 setembro 2023

liberdade interior

 

Hoje o google homenageia Mihaly Csikszentmihalyi. Fui ler um bocadinho sobre ele, fiquei muito interessada, mas com um nome assim fica difícil falar sobre ele. Uma pessoa diz "sabem, aquele psicólogo que tem um nome difícil de pronunciar?" e os interlocutores respodem "sim, nunca sei se é para dizer fróide ou frêude".

Coisas da vida, na Europa: nasceu em Rijeka, na Itália...

Gostei desta citação: "A repressão não leva à virtude. Quando as pessoas se reprimem por medo, suas vidas são necessariamente diminuídas. Só por meio de disciplina livremente escolhida a vida pode ser aproveitada e e ainda assim dentro dos limites da razão." Tenho pensado muito nisso a propósito do nosso/meu consumismo e de pararmos de destruir o planeta. Não é por medo que reduzi substancialmente o consumo de carne e as viagens de avião. É por convicção. E isso dá liberdade interior, em vez de me aprisionar numa disciplina auto imposta.



Sem comentários: