O diário berlinense Tagesspiegel tem uma newsletter diária, o Checkpoint, que é uma pequena brisa do ar de Berlim. Ali se encontra a irreverência, o mau feitio, a ironia das gentes desta cidade.
Alguns exemplos da edição de hoje:
I.
A propósito da notícia de que, em 2024, a polícia berlinense vai gastar 432.000 euros em carros "à paisana":
Olá, James Bond! Ligámos para a polícia: "Como são esses carros à paisana?" Silêncio do outro lado da linha. E depois: "Claro que não posso dizer." Smart.
II.
Depois de Frankfurt (aqui) na terça-feira, ontem foi a vez de Nuremberga ficar submergida (aqui a prova). É o tempo, ou o fim do mundo? Decida cada um por si. (*)
III
Por falar em clima: Lichtenberg acaba de publicar a primeira caderneta de poupança climática em toda a Berlim, para ter o melhor ambiente no bairro. Em 44 páginas, há dicas para actividades amigas do clima e para uma vida mais sustentável e económica - incluindo uma saudação do Presidente da Câmara da CDU, Martin Schaefer. O livro está disponível em PDF, mas os cupões e os descontos para bebidas gratuitas só estão disponíveis na versão impressa. Assim é que é! Tchim-tchim.
IV
Por fim, voltamos a Schöneberg - e paramos no "Rüyam" (outrora um segredo de insider que nós revelámos, agora infelizmente com filas como no Mustafa's Gemüsekebab do Mehringdamm). Na semana passada, uma criança de dois anos fugiu para trás do balcão deste restaurante na Hauptstraße, relata um leitor do Checkpoint. Queres trabalhar aqui? Claro que sim! Deram-lhe logo um barrete de cozinheiro. Qual é a tua canção preferida? "Quem foi que roubou o coco?", é claro - subiram o volume e o ajudante de cozinha interrompeu o trabalho para dançar com o miúdo. Mais uma razão para nunca deixar esta cidade.
(*) Pequena adenda, sobre o que aconteceu em Frankfurt: no espaço de uma hora, foram contados mais de 25.000 relâmpagos na região. Mais do que em todo o ano de 2022 no Estado de Hessen. É o tempo, ou o fim do mundo?
Sem comentários:
Enviar um comentário