29 março 2023

o amor como resposta à violência

 


Esta manhã, ao ler o horror do que aconteceu no Centro Ismaili em Lisboa, o meu primeiro pensamento foi para as vítimas, as pessoas dessa comunidade muçulmana que ali trabalhavam por espírito de serviço. Pensei nas suas famílias, nos seus amigos: que dor horrorosa a deles. 

Depois pensei nos filhos daquele refugiado afegão. Três crianças, de nove, sete e quatro anos de idade. Imaginei a terrível sucessão de tragédias que tem sido a vida deles: a fuga angustiada para tão longe do seu país, a morte da mãe - e agora ficam sozinhos. Que futuro terão, onde poderão encontrar segurança e estabilidade? O que pensarão agora sobre o pai e sobre si próprios?

Perguntei-me que inferno teria aquele homem dentro de si, o que terá falado mais alto que o instinto e o dever de protecção dos seus filhos, tão pequenos e a viver em situação tão precária. 

Algumas horas mais tarde vi esta imagem no twitter, e senti uma surpresa comovida: a comunidade das vítimas vai acolher os filhos do homem que a feriu tão brutalmente. O Centro Ismaili de Lisboa responde com amor à violência, num gesto que pode ser verdadeiramente redentor para as três crianças. 

Lembrei-me então de uma conversa que tive há alguns anos com a responsável de um centro católico de acolhimento a refugiados em Berlim. Disse-me ela: "Quem diria que eu, católica praticante, teria ainda tanto para aprender sobre a vivência da fé a partir do que vejo os meus amigos muçulmanos fazer..."

---

Faltam poucos dias para a Páscoa, e, perante este exemplo, vejo que não estou preparada para as perguntas mais cruas: 

- E tu, que te dizes cristã? Que terias feito, se fosse contigo? 



1 comentário:

Jô Turquezza disse...

Por que?
Difícil assistir, ouvir, sobre toda a violência que o mundo todo está passando.
Será que um dia tudo isso acabará? Talvez não, talvez sim. Não sabemos.
Que as pessoas boas tenham paz. E as ruins reflitam a maldade e se recuperem.
Amor ao próximo! Precisamos tanto!
Paz e luz.
blogjoturquezzamundial