12 fevereiro 2023

eleições em Berlim

 




Hoje esteve um belo dia, e houve eleições em Berlim. Tantas asneiras fizeram nas eleições de 2021, que foi preciso repetir. Fui votar, claro, e de caminho tirei algumas fotografias a um lago meio gelado. A CDU foi de longe o partido mais votado (logo a seguir ao da abstenção). Devia ter desconfiado logo que ia ser este o resultado quando vi tantos patos de luxo à solta, e mais o cisne que se serviu primeiro da comida, e comeu, comeu, comeu, mostrando que se estava completamente nas tintas para a fome dos outros...

O SPD perdeu muito, teve o pior resultado de sempre nesta cidade. Como se não bastasse: a ministra-presidente, que estava no cargo desde as eleições de 2021, não conseguiu sequer ganhar o mandato directo do seu círculo eleitoral.

Agora, a ver vamos se a CDU consegue fazer uma coligação. Como a AfD está naturalmente fora de causa, e o FDP não entrou no parlamento, terá de ser com os partidos à esquerda. Talvez o SPD tenha ainda uma chance de formar governo, apesar da enorme derrota.

E assim vai a vida.

(A propósito dos patos: hoje foi um daqueles dias em que lamentei imenso não ter saído com a câmara e a lente de zoom mais forte.)








2 comentários:

jj.amarante disse...

Essa Villa Konschewski na Gottfried-von-Cramm-Weg com ancoradouro no Hundekehlesee ainda é uma casa de família, foi convertida num hotel de charme ou está com outra utilização?

E o casal de patos mandarim ficaram muito bem e gostei de ver a ornamentação discreta da fêmea, muito menos exuberante do que o nmacho mas também muito elegante.

Helena Araújo disse...

Parece que foi dividida em vários apartamentos. Mas de facto não sei nada sobre ela.