04 agosto 2022

já o convidavam para ser o chanceler alemão...

Em 2012, quando começámos a decidir como seria a casa que íamos construir em Berlim, o arquitecto sugeriu-nos aquecimento a gás. O Joachim foi peremptório: não queria ficar dependente do gás do Putin. E, note-se, este ainda nem sequer tinha invadido a Crimeia. 

Ontem, anunciaram que o preço do gás vai duplicar na Alemanha. Duplicar! 

Já podiam pensar no Joachim para chanceler da Alemanha. Em certas coisas, acertava mais que o Schröder e a Merkel juntos.



 

4 comentários:

jj.amarante disse...

Usam bombas de calor com possibilidade de inversão, para alguns dias especialmene quentes de Verão?

Helena Araújo disse...

Confesso que não sei de que está a falar.

jj.amarante disse...

Antigamente os aparelhos de ar condicionado restringiam-se a arrefecer o interior dos edifícios. Entretanto há uns anos, melhorias técnicas tornaram viável a inversão do funcionamento, podendo também aquecer o interior enquanto arrefece o exterior. Este funcionamento em que os aparelhos de ar condicionado aquecem o interior levou a um rebaptizado, pelo menos em Portugal, passando a ser também designados por "bomba de calor". É actualmente a solução melhor em Portugal, mais económica e menos poluente do que o gás natural, que foi destronado. A eficiência deve-se ao aparelho "bombar calor" do ar exterior para o interior do edifício, fornecendo 3 a 4 vezes mais calor do que um aquecedor eléctrico clássico que use apenas resistências eléctricas. Em climas frios tem o problema de ser difícil extrair calor do exterior para temperaturas abaixo dos zero graus centígrados (talvez -10ºC) quando são mais necessários. Em Lisboa esse problema não se põe. Colegas franceses, que usam electricidade para aquecimento, referiram-me esse problema.

Helena Araújo disse...

Falaram-me disso há tempos. O frio que expelem para aquecer a água é conduzido para o interior da casa, arrefecendo-a.
A nossa bomba do calor só é usada mesmo para aquecer. O frio fica todo lá fora. No verão, as plantas dessa zona do jardim ficam muito satisfeitas com o fresquinho.