17 outubro 2021

memória & esperança

 



"A pandemia não te atingiu apenas a ti - aconteceu-nos a todos".

O próximo fim-de-semana vai ser o momento de parar e olhar uns para os outros, reconhecendo que estivemos juntos nesta tragédia e que foi a união de esforços que nos permitiu sair dela: a dimensão comunitária da pandemia.

Muito trabalho há ainda a fazer, nomeadamente na luta contra a pobreza que se abateu sobre tantos portugueses, que não podem ser abandonados à sua má sorte. Mas no próximo fim-de-semana vamos parar. Será o momento de, como comunidade, respirarmos fundo antes de seguir caminho.
Esta Jornada vai ser o somatório de iniciativas locais que as pessoas queiram organizar (trabalhos em escolas, acções em grupos de escuteiros, encontros de amigos para conversar sobre textos da pandemia, minuto de silêncio em memória das vítimas antes de um evento desportivo ou cultural, vizinhos que se encontram para pintarem em conjunto uma faixa evocativa, etc.). Talvez até sirenes de bombeiros e sinos das igrejas a tocar à mesma hora.

No domingo, dia 24, vai haver um concerto de Bandas de Música no Rossio, a partir das 11h, em homenagem às vítimas da covid. À tarde, a partir das 17h00, nos terrenos do Hospital de Santa Maria (HSM), decorre a cerimónia de encerramento da Jornada Memória e Esperança, que terminará junto do Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), presidida pelo Presidente da República. Será plantada a Árvore da Memória nos terrenos próximos do HSM e, posteriormente, a Árvore da Esperança nos terrenos do EUL: para lembrar, para agradecer e para afirmar que permanecemos juntos na construção de uma sociedade que não deixa ficar ninguém para trás.
---

Há alguns meses, convidaram-me para fazer parte do grupo que faz esta proposta à sociedade portuguesa. É nessa qualidade que peço que partilhem e, se tiverem vontade, organizem a vossa própria iniciativa. Nem que seja - os de Lisboa - irem em família ou com amigos ao Rossio no domingo de manhã ouvir as bandas de música ("não perguntes por quem tocam as bandas: elas tocam por ti"). Mais informações: homepage e facebook.


Sem comentários: