24 setembro 2021

"Muir Woods" (2)

 (fonte)

 (fonte)


Trago também da Enciclopédia Ilustrada a notícia que lá partilharam (aqui, em inglês, e valendo bem a leitura) sobre uma exposição temporária realizada em Muir Woods, que consistiu em acrescentar informação às antigas placas informativas. Puseram sinais a alertar para o facto de estarmos perante um estaleiro da História ("História em obras") e junto às informações que já lá estavam acrescentaram alguns elementos mais adequados à sensibilidade do nosso tempo. Entre outros: o papel das comunidades autóctones que desde sempre habitaram e cuidaram da floresta, e alguns factos menos prestigiantes sobre os "VIP brancos" de que até agora aquela História era feita.
Em termos de olhar para a História com um olhar renovado, parece-me excelente: não destrói monumentos, estátuas ou placas, antes acrescenta informação muito importante e convida a uma releitura e tomada de consciência do que realmente aconteceu.

É pena ser uma exposição temporária - devia permanecer, e servir de modelo ao trabalho de investigar o nosso passado comum a partir de múltiplas perspectivas.


Sem comentários: