24 setembro 2021

"Muir Woods" (1)

 

(fonte

Ontem falou-se de Muir Woods na Enciclopédia Ilustrada - e os posts que se seguem são alguns dos que foram publicados nesse grupo.

Foi em Muir Woods que aprendi que as árvores daquele parque não eram “sequoias” mas “redwoods” (com aspas: os nomes em inglês). Para ver “sequoias”, teríamos de ir mais para o interior da Califórnia. Traduzi à moda do google, e gravei a informação: redwoods na costa, sequóias no interior.
Até que ontem os estimados colegas começaram a falar em sequóias a propósito de Muir Woods, e eu, antes de desatar a protestar e a ensinar toda a gente, fui averiguar as diferenças e descobri que era mesmo um caso meu de lost in translation.
(Ufff, foi por um triz que escapei de me desgraçar de vez!)
Se bem entendi, em português chama-se “sequóia” à “redwood” (sequoia sempervirens) e “sequóia-gigante” (sequoiadendrun) à árvore que nos EUA é comummente designada por “sequoia”.
No site do parque Sequoia & Kings Canyon (aqui) explicam a diferença: sendo ambas árvores gigantes, e existindo ambas apenas na Califórnia, cada uma delas precisa de um clima diferente para se desenvolver. As “redwoods” (em português: sequóia) crescem ao longo da costa, com condições óptimas de humidade (pensem nos nevoeiros da Bay Area...) e de retenção de água no solo, ao passo que as “sequoias” (em português: sequóia-gigante) crescem a maior altitude, ao longo da encosta oeste da Sierra Nevada, e libertam as suas sementes na época do calor seco.

Traduzo daquele site uma lista de diferenças:
Redwoods/sequóias: vivem até dois mil anos, os ramos chegam a ter 1,5 m de diâmetro, a casca pode atingir 30 cm de espessura, e podem reproduzir-se por semente e por rebento.
Sequoias/sequóias-gigantes: vivem até três mil anos, os ramos chegam a ter 2,5 m de diâmetro, a casca pode atingir 90 cm de espessura, e apenas se reproduzem por semente.
Apesar de as “redwood” serem mais altas, é das “sequoias” que se diz serem as árvores maiores do mundo, uma vez que são mais volumosas.

Nota final: acabei de descobrir que o Acordo Ortográfico mudou para “sequoia” aquilo que antes se escrevia “sequóia” tanto em Portugal como no Brasil.


Sem comentários: