29 setembro 2021

mas garanto que em Berlim há mais dois ou três portugueses que têm umas coisitas para dizer...

Agora que a RTP tem um filme desta vossa servidora a andar em frente da Porta de Brandeburgo como se estivesse prestes a perder o autocarro, e o usa quando precisa de mostrar imagens de Berlim, e agora que a TVI se lembrou de fazer um directo comigo em frente à Ständige Vertretung mal saíram as primeiras projecções dos resultados eleitorais no domingo passado, eis que o Público achou que o mundo ainda precisava de me ver e ouvir um pouco mais, e pôs-me no Portugal Global à conversa com dois simpáticos portugueses que moram na Alemanha. 

São eles Eugénia da Conceição-Heldt, reitora da Escola de Políticas Públicas da Baviera, cientista política e especialista em Estudos Europeus, e Manuel Campos, presidente do Grupo de Reflexão e Intervenção da Diáspora Portuguesa da Alemanha e membro do SPD. E eu - porque nestes painéis dá sempre jeito ter alguém especialista em dar água sem caneco. 

Gostei muito de ouvir os meus colegas de conversa. Já a mim própria, enfim... além de ter hesitado demasiado na escolha das palavras, não me contei nenhuma novidade. Bom, faz-se o que se pode, mas tenho de ter cuidado: por este andar, ainda me convidam para comentadora permanente numa tv qualquer.
(A minha sorte é que agora já tenho os contactos dos outros dois, e posso responder "ó pá, falem antes com quem estuda!")

(Estou a pensar se revele que à hora certa entrei no link errado e me admirei muito por não me chamarem ao painel para irmos fazendo conversa de aquecimento. E que cinco minutos antes de começar a emissão descobri o erro e nesse preciso momento o meu computador ficou louco (suspeito que o meu choque de adrenalina lhe fez mal a ele, o que prova que o Bill Gates me instalou mesmo um chip que agora comunica com o meu computador). E que entrei finalmente no painel um minuto antes da hora de começar, e que a jornalista Leonete Botelho, simpaticíssima e calmíssima, me disse "agora respire fundo" e deu início ao programa como se nem soubesse como se escreve "adrenalina" quanto mais "à beira de um ataque de nervos". E lá fomos nós, levados por mão segura.)  

Podem ver e ouvir aqui:



E se quiserem receber a newsletter do Portugal Global, que sai às sextas-feiras, é aqui: https://pglobal.publico.pt/


2 comentários:

Lucy disse...

Viva! Obrigada por partilhares e parabéns pela, mais uma vez, boa presença sob as luzes da ribalta! Muito interessante...

Helena Araújo disse...

Obrigada, Lucy. :)