20 novembro 2020

"adolescente"


“Adolescentes são aborrescentes”, "idade do armário" e "fase da parvalheira" são algumas das expressões que se ouvem com frequência por parte de adultos incapazes de gerir a sua própria perplexidade perante o comportamento de um #adolescente. Não vou dizer que consigo gerir a minha perplexidade, ignorância e impotência melhor do que os outros, mas sempre achei essas expressões palermas e agressivas: sinais de falta de maturidade por parte dos adultos.
Gosto bem mais desta abordagem: "a adolescência é aquele período da vida em que os pais se tornam difíceis" - convida o adulto a descentrar-se.
Pessoalmente, o que mais me ajudou a fazer a difícil travessia da adolescência dos meus filhos foi um conselho num daqueles livros de ajuda para pais: explicava que nesta idade o cérebro dos miúdos está a sofrer transformações grandes e desordenadas, pelo que, ao olhar para eles, devíamos ver sempre na sua testa um letreiro a dizer
"CUIDADO: CÉREBRO EM OBRAS".
(Cérebro em obras, e mais as borbulhas, e mais a mudança de voz nos rapazes, e mais a necessidade de pertencer a uma clique, e mais o medo do bullying, e mais os horários escolares pesadíssimos, e mais o medo de não ser aceite, e mais isto e mais aquilo - a última coisa de que um adolescente precisa é que os pais ou outros familiares lhes venham com o paternalismo agressivo do "lá estás tu na fase da parvalheira!") 


2 comentários:

ematejoca disse...

Concordo absolutamente com o seu texto, Maria Helena.
Diria até que o CÉREBRO de alguna adultos é que precisa urgentemente de OBRAS.

Unknown disse...

brilhante a ideia do "cérebro em obras", ainda me lembro da minha adolescência e foi isso mesmo. talvez até "cérebro, corpo e coração em obras". e acho que a adolescência de alguns vai até aos vintes.