28 outubro 2020

podia ser pior


Hoje à noite o Macron vai dizer aos franceses que... (aceitam-se apostas)
O meu coro continua a ensaiar. Até há pouco era ao ar livre, com gorros e cachecóis, e lâmpadas presas à partitura para ver as notas. Da penúltima vez que ensaiámos, chegámos a aguentar uma hora debaixo de uma chuvisquinha parva. No próximo fim-de-semana temos uma saída com todos os cuidados: teste rápido à entrada, quartos individuais, comer em mesas individuais, ensaiar num ginásio escolar com enorme distância uns dos outros e as portas abertas. Já experimentámos ontem num salão enorme aqui em Berlim, e é um bocadinho estranho: por causa da velocidade do som em temperaturas muito baixas, o nosso maestro deve achar que estamos a cantar um cânone.
Gracinhas à parte: a gente vai tentando manter um mínimo de normalidade dentro do respeito pelas regras, mas pode ser que as regras mudem entre hoje e sexta-feira. E não me admira nada que mudem, porque sabemos que os governantes estão a fazer um percurso no gume da navalha entre o colapso da economia e o colapso do sistema de saúde. Nunca quis ser política - e agora, menos que nunca.
De modo que não me queixo. Tanto mais que sei bem que no tempo da peste negra foi pior, no tempo da gripe espanhola foi pior.

Sem comentários: