09 abril 2020

o nosso presente actual

Hoje à oito da noite podemos ver em streaming o Wladimir Kaminer a ler um dos textos do seu, cito, livro ainda não escrito "A Alemanha a fumar na varanda - apontamentos do isolamento voluntário".

O problema é que à mesma hora o Macron se vai dirigir à França para dar notícias sobre o nosso futuro próximo. Pessoalmente, estava com esperança de que viesse dizer que daqui a dez dias começam a aliviar o regime de reclusão geral, mas entretanto desenganei-me por causa da trágica evolução que ontem se deu no número de infectados.

Ambos às oito da noite! Não podiam ter conversado um com o outro, para se porem de acordo quanto ao horário?

Assim, deixam-me completamente dividida: entre querer saber do meu futuro, ou aceitar os presentes que o nosso presente actual - tão diferente do nosso presente habitual! - nos dá.


5 comentários:

jj.amarante disse...

Parece-me simples. O Kaminer não vai ser retransmitido. O Macron vai ser retransmitido muitas vezes, fica a conhecer as medidas em vez de às oito da noite, um pouco depois, ainda antes de se deitar.

Helena Araújo disse...

O Macron adiou para segunda-feira. Portanto: pude ouvir o Kaminer sem qualquer problema! :)

A verdade é que ouvir o discurso do Macron seria como estar na fila da frente a assistir a um episódio da nossa História. Por isso me custava tanto trocá-lo pelo Kaminer.

Professora Bibliotecária disse...

Não tenho televisão. Não vejo televisão. Sabe onde posso encontrar a intervenção de ambos? Fiquei com muita vontade de saber o seu conteúdo...

Professora Bibliotecária disse...

Não ligue. Voltei atrás e verifiquei que fora em streaming que ouviu o primeiro e que o segundo só na segunda🤭

Helena Araújo disse...

Mas atenção: o Kaminer lê em alemão.