Acabou-se o que era doce: hoje, à meia-noite (onze da noite em Portugal), o Digital Concert Hall deixa de estar disponível gratuitamente.
Caso haja por aí alguém que ainda tenha um tempinho - ou será que estão como eu, com os dias cada vez mais curtos? - sugiro que ouçam o segundo concerto desta Páscoa, que é todo dedicado a Mahler e junta filmes do arquivo, interpretações actuais gravadas na Filarmonia agora deserta, e alguns comentários sobre cada peça.
Gosto muito de Mahler. Neste concerto, gostei especialmente de dois momentos: imagens do primeiro ensaio com Abbado (uma delícia) e Anna Prohaska a cantar "A Vida Terrena", depois de ter dedicado a canção a todos os colegas músicos que vão passar meses sem trabalho, e não sabem como conseguirão arranjar comida para pôr no prato dos filhos.
«Mãe, ai mãe, tenho fome,
Dá-me pão senão morro!»
«Espera um pouco, meu querido filho!
Amanhã cedo vamos ceifar!»
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Dizia eu que se acabou o que era bom, mas há sempre um "mas", e este por sorte é uma boa notícia: na próxima sexta-feira, às onze da manhã (dez da manhã em Portugal), quem não tiver telescola, nem teleconferência, nem nada que tenha de ser feito naquele momento, pode assistir também gratuitamente ao Concerto Europeu, que era para ser realizado em Telavive, e vai ser afinal com a orquestra nesta sala, em forma de orquestra de câmara e todas as medidas de protecção da saúde dos participantes.
O programa:
Arvo Pärt - Fratres
György Ligeti - Ramifications for strings
Samuel Barber - Adagio for Strings, op. 11
Gustav Mahler - Symphony No. 4 in G major (arranged for chamber ensemble by Erwin Stein)
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