Esta manhã, ao sair para a peixaria do porto, encontrei a vizinha do primeiro andar, que é cozinheira. Estava a encher o carro com caixas várias, e disse-me que é na Borgonha que ganha a sua vida, e decidira fazer a viagem para tentar recomeçar a actividade profissional.
"Já não aguento este stress de estar sem trabalho", disse.
Ainda nem se tinha feito ao caminho, ainda nem tinha conseguido passar o controle do confinamento, e já parecia inteiramente derrotada.
Desejei-lhe sorte, disse-lhe que cá a esperamos quando regressar, daqui a um mês se tudo correr bem. E agradeci o pão caseiro que cozeu para nós há dias, como se quisesse agradecer a caixinha de morangos de Plougastel que o Joachim lhe tinha dado.
Na peixaria, ao escolher as santolas, pedi as mais pequenas, porque quem nos emprestava a panela para cozer as grandes vai agora a caminho da Borgonha.
---
Caso queiram criticar "ah, com que então santolas?!": devido ao encerramento dos restaurantes, o marisco está baratíssimo. As santolas estavam a 6,8 €/kg. Mais ou menos o preço das ostras. Até em confinamento a vida me corre bem.
2 comentários:
Ah, ah, ah, só alguém muito estúpido se lembraria de referir a sua escolha, quer fosse cara ou barata. Mas prefiro acreditar que , infelizmente, os estúpidos, não a lêem :-(
Há muitos anos interroguei-me sobre a razão de as marisqueiras serem apreciadas por pessoas de fracos recursos sendo o marisco tão caro. Acabei por concluir que quando os frigoríficos eram relativamente raros no país, os mercados para o marisco eram essencialmente costeiros e dado que ou eram consumidos na hora ou se estragavam, acabavam por muitas vezes ser transaccionados a muito baixo preço.
Foi só com o estabelecimento de uma rede de frio, quer de armazenagem quer de transporte que esta situação de frequente falta de procura se alterou e os preços subiram muito.
Possivelmente aí na Bretanha houve um regresso aos velhos tempos em que as grandes cidades reduziram o seu consumo de marisco, o armazenamento frigorífico local se esgotou e têm que vender rapidamente a captura do dia.
Enviar um comentário