06 fevereiro 2020

a nova ágora

Alvíssaras! Esta manhã acordei com a boa notícia dada por um amigo: já é outra vez possível partilhar no Facebook links para este blogue. E também regressaram os posts no Facebook com links para o blogue, e os respectivos debates a que deram origem. 

Foi por um triz: já me estava a preparar para voltar a ter as conversas na caixa de comentários do blogue, em vez de publicar aqui e ir conversar sobre estes temas para o Facebook - como tem sido prática geral há vários anos...

Tenho a certeza que a libertação é resultado do esforço de tantos amigos que se deram ao trabalho de protestar com o Facebook, e estou-lhes imensamente grata. Mais uma vez se confirma: a minha bolha é a melhor do mundo!

Portanto: o Dois Dedos de Conversa conseguiu escapar ao purgatório facebookiano para o resto da eternidade. O que é uma alegria, mas não ilude a preocupação: aparentemente basta meia dúzia de pessoas fazerem um ataque concertado a um blogue ou a um utilizador do Facebook, e o sistema retira automaticamente essa voz do espaço do debate. Sem o mínimo de controle, sem dar justificações, sem oferecer o endereço de alguém da casa que possa ser alertada para o erro cometido.

Isto é o oposto do que devem ser as regras numa cidade democrática. O exercício da cidadania e da liberdade de expressão não pode estar dependente de uma máquina que decide de forma prepotente, manipulada por ataques concertados de agentes malignos.

Se a União Europeia criasse plataformas como a do Facebook, funcionando numa perspectiva de serviço público e de respeito pelos valores das democracias europeias: mudava-me no mesmo dia para lá. E não me importava nada de pagar uma taxa suplementar por este serviço.

O que é inadmissível é ter as redes sociais - a nova ágora - nas mãos de empresas privadas que se orientam por interesses obscuros, nada devem à transparência e, como se viu, facilmente se deixam manipular por forças inimigas da Democracia.


2 comentários:

Margarida disse...

Cara Helena!

Regozijo-me por ter sido uma 'gota de água no oceano' que é a sua Bolha!
Estou muito feliz por ter sido reposto o que nunca devia ter sido retirado: o exercício da liberdade de expressão, no respeito por tudo e por todos os que ainda almejamos poder viver em Democracia, consciente, crítica e aberta.
É muito bom poder lê-la em Liberdade, mas sabendo que ao virar da esquina pode haver quem pretenda criar barreiras. Cá estarei para ajudar a derrubá-las. Conte comigo! Conto consigo!
Um abraço!

Guida Correia Pires
(Margarida Pires)

Luís Novaes Tito disse...

Essa da "o Dois Dedos de Conversa conseguiu escapar ao purgatório facebookiano para o resto da eternidade" provocou-me mais uma das muitas gargalhadas que dou quando leio os seus escritos bem dispostos, Helena.

Diria mesmo que nada é tão eterno como a eternidade (ou o casamento :) )

Grande abraço satisfeito pela solidariedade que o seu bloqueio provocou a umas centenas de pessoas que se angustiaram com a ideia de deixar de ter notícias do Fox.