10 junho 2019

o temido rosto da ceifeira



Este gráfico não é surpresa. Mas é bom ver isto assim azul, amarelo, cinzento, laranja, verde e rosa no branco.

(E explica, por exemplo, porque é que, em nome da luta contra o terrorismo, aceitamos regressões graves - desde os Direitos Humanos à reserva da privacidade dos cidadãos -, e somos tão tolerantes com os nossos amigos e familiares que conduzem depois de terem bebido muito ou têm hábitos de condução que põem em risco a segurança de todos.)


6 comentários:

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Lapidar...

E seria também muito esclarecedor ver um estudo deste tipo (com estas ou outras cores) retratar quais as principais preocupações actuais dos portugueses e, em paralelo, enunciar a natureza das "notícias" e dos temas que a comunicação social dita DE REFERÊNCIA (já nem vou à outra...) elege para lhes enfiar pelos olhos adentro todos os dias -- e, nas televisões, a todas as horas!

E, muito por via disso, nós "cá vamos, cantando e rindo, levados, levados, sim...".

jj.amarante disse...

A ideia que eu tenho da morte por doença de coração é de que é das melhores formas de morrer disponíveis. Por isso parece-me natural que ninguém se preocupe muito. Já quanto às outras existem distorções que não deveriam ser tão fortes.

Helena Araújo disse...

Olá Conde,
essa agora deixou-me curiosa: quais são as preocupações dos portugueses, em tua opinião?

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Helena,
posso dizer-te quais me parecem ser as principais preocupações actuais dos portugueses, de um modo geral - a falta de confiança no Estado de Direito (corrupção, Justiça...), a ausência de expectativas de Emprego estável para as novas gerações, o medo do Desemprego após os 40 anos, o pavor de que um dia se acabe o dinheiro para as Pensões de Reforma, as crescentes dificuldades no acesso aos cuidados de Saúde, o envelhecimento da População e o despovoamento do Interior, as alterações climáticas, o preço da Habitação nas grandes Metrópoles e o tempo gasto em deslocações diárias... -, mas supor tudo isto nem a mim me conforta, porque não tem uma base científica e estatística.

Daí que tenha afirmado, com genuína sinceridade, que muito gostaria de ver um Estudo como o que tu mostras aplicado a Portugal. Porque, como decerto saberás, não é destas preocupações que a Comunicação Social mais nos fala, mas antes do Futebol, do Crime violento (até à náusea), da Pedofilia (e outras patologias de carácter sexual), da vida dos Ricos e Famosos e, também, do Terrorismo e das ameaças avulsas dos nosso "inimigos" eternos, desde o Irão à Coreia do Sul. E tudo isto servido em doses cavalares, de manhã à noite...

Helena Araújo disse...

Obrigada pela síntese.
Encontro alguns paralelos com as preocupações dos alemães.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Coreia do Norte, claro...